João Pessoa, Notícias

Moradores da São Rafael debatem Plano de Desenvolvimento Comunitário do Programa João Pessoa Sustentável

A Prefeitura da Capital, através da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável (UEP), reuniu mais de 100 moradores da Comunidade São Rafael, uma das oito que compõem o Complexo Beira Rio, para apresentar o Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC) na noite desta segunda-feira (23). Também estiveram presentes representantes do consócio responsável pelas ações do PDC e membros do Movimento de Lutas de Bairro, Vilas e Favelas (MLB).

Os moradores da Comunidade São Rafael aproveitaram o momento para tirar dúvidas sobre atualização cadastral, compra assistida, troca de beneficiário, entre outras modalidades de reassentamento involuntário na área. Todos os questionamentos da Comunidade contribuem de forma significativa para o andamento das ações do Programa. Por esse motivo, as equipes da UEP e do consócio desenvolveram um calendário de ações que inclui a participação ativa dos moradores em cada etapa das atividades que serão realizadas. Essa dinâmica garante a transparência necessária às ações da Prefeitura Municipal.

O PDC também é responsável pelos Escritórios Locais de Gestão (Elos), que já começaram a ser instalados – um na comunidade Santa Clara, outro na São Rafael. Os demais vão atender a Padre Hildon Bandeira, Miramar, Cafofo Liberdade, Brasília de Palha, Tito Silva e Vila Tambauzinho. Esses escritórios são um ponto de apoio para estabelecer todos os procedimentos de forma detalhada acerca das atividades desenvolvidas através do trabalho social nas Comunidades Beira Rio, bem como os projetos de melhorias nas Comunidades com base em três pilares: sustentabilidade ambiental, geração de trabalho e renda, e inclusão de gênero.