João Pessoa Sustentável, Notícias

João Pessoa é a primeira capital do Nordeste a certificar servidores para tecnologia BIM

Servidores das Secretarias de Planejamento (Seplan) e de Infraestrutura (Seinfra) que integraram a primeira turma de capacitação para a tecnologia BIM receberam nesta sexta-feira (27) o certificado de conclusão do curso das mãos do prefeito Cícero Lucena. João Pessoa é a primeira capital do Nordeste a adotar o BIM e capacitar seus servidores a usá-lo. Por causa disso, foi destaque nacional na BIM-Brasil, plataforma que reúne o que há de mais moderno, inteligente e sustentável na construção civil.

“É uma alegria estar aqui. Entendo que esse é um momento importante para a prefeitura. É um sinal concreto dos objetivos que estamos traçando para o futuro dessa cidade que se preocupa com educação e com qualidade de vida. Estamos querendo trazer o que há de mais moderno para cidade de João Pessoa. Esse é o nosso papel e não nos falta disposição e vontade. Com o BIM a Prefeitura dá um passo na gestão pública e vai fazer com que nossos projetos sejam melhores, mais rápidos”, afirmou o prefeito.

Prazo

Esta foi a primeira turma. Outras três vão passar pela capacitação de 60 horas. Ao todo, 120 funcionários receberão o treinamento para a tecnologia BIM. O curso foi ministrado este mês, de forma remota, pelo engenheiro civil Rodrigues Lopes, especialista e consultor BIM do município, e por Alexandre Miranda, representante da empresa italiana ACCA softwares no Brasil.

“A tecnologia BIM inova o mundo da construção. A Prefeitura, com essa iniciativa, dá um grande passo nesse sentido. A ACCA é vencedora de dois prêmios de excelência para todas as empresas que trabalham com essa tecnologia. João Pessoa é um case de sucesso para a empresa e isso é um ponto de partida para outros projetos”, pontuou Alexandre Miranda.

Participaram do evento, além de Cícero Lucena e do representante BIM-Brasil, o vice-prefeito da capital, Leo Bezerra, o coordenador-executivo da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, Tárcio Pessoa. Também estiveram presentes o secretário de Gestão Governamental, Diego Tavares, e o vereador Toinho Pé de Aço.

BIM – É um sistema de Modelagem da Informação da Construção usado em boa parte do mundo. Promove integração de informações que possibilitam ampla visão do empreendimento e resultados melhores em menos tempo, o que representa mais economia para os cofres públicos.

Pra para implantação e outros benefícios – A previsão é que até dezembro a ferramenta esteja em pleno funcionamento. A aplicação da tecnologia BIM vai melhorar a qualidade dos projetos e obras públicas, reduzir o número de aditivos e o uso de papel.

Investimento – Foram investidos na ferramenta aproximadamente 100 mil dólares, recursos do Programa João Pessoa Sustentável, que prevê, além do desenvolvimento social, econômico e ambiental da cidade, a modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal.