Covid-19, Vem vacina

Em João Pessoa: 3ª dose para idosos com 80+ e 1ª dose para pessoas com 12+

A Prefeitura de João Pessoa segue, nesta quinta-feira (16), sua campanha de vacinação contra a Covid-19 aplicando a terceira dose em idosos a partir de 80 anos. Além disso, imuniza com primeira dose adolescentes (12 a 17 anos) gestantes ou com parto recente ou que tenham alguma comorbidade descrita no Plano Nacional de Imunização. Também segue vacinando com D1 as pessoas com deficiência permanente (12+) e os maiores de 18 anos sem comorbidades.

Nesta quinta-feira, a Prefeitura ainda aplica a segunda dose nas pessoas que receberam a D1 da Coronavac (Butantan) há mais de 28 dias e da Astrazeneca (Fiocruz) e Pfizer há 90 dias.

A vacinação ocorrerá em 18 postos espalhados pela cidade. Nos ginásios, a população poderá ser imunizada das 8h às 12h. Já nos postos do tipo drive-thru, o horário será estendido até 15h.

Deficiência – Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Este grupo inclui pessoas com: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Documentação exigida – A deficiência deverá ser preferencialmente comprovada por meio de qualquer documento, desde que atenda ao conceito de deficiência permanente adotado nesta estratégia, podendo ser: laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

Caso não haja um documento comprobatório, será possível a vacinação a partir da autodeclaração do indivíduo. Nesta ocasião, o indivíduo deverá ser informado quanto ao crime de falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal).

Para os adolescentes com comorbidades será preciso levar cópia do laudo ou declaração médica que comprove sua condição. As cópias dos documentos comprobatórios também ficarão retidas.

As grávidas e puérperas precisam da cópia de laudo ou declaração médica que comprove a sua condição e a prescrição do médico de que pode tomar a vacina. Confira a lista de comorbidades (midi.as/comorbidades).

Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2 e D3, é necessário apenas o cartão de vacinação e um documento com foto.

Agendamento – A Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a necessidade do agendamento, que pode ser feito através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. O agendamento está disponível a partir das 19h desta quarta-feira (15).

Quem tiver algum problema para realizar o cadastro ou agendamento, pode tirar dúvidas pelo e-mail [email protected] ou telefone 9.8600-4815 (8h às 17h).

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Confira os pontos de vacinação nesta quinta-feira (16):

PRIMEIRA DOSE

Pessoas com deficiência permanente 12+ (8h às 12h)

Centro Helena Holanda (Pedro Gondim)

Funad (Pedro Gondim)

Instituto dos Cegos (Bairro dos Estados)

Associação Pestalozzi (Cristo Redentor)

Apae (Bancários)

18+ sem comorbidades

12 a 17 anos com comorbidades

12 a 17 anos gestantes e puérperas

Ginásios (8h às 12h)

Escola Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias)

Escola Raimundo Nonato Batista (Gramame)

Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

IFPB (Jaguaribe)

Escola Olívio Ribeiro Campos (Bancários)

Drive-thru (8h às 15h)

Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)

UFPB, acesso pelo HU (Castelo Branco)

SEGUNDA DOSE (8h às 12h)

Astrazeneca (para quem tomou a 1ª dose há mais de 90 dias)

Fiep (Trincheiras)

Coronavac (para quem tomou a 1ª dose há mais de 28 dias)

Lyceu Paraibano (Centro)

Pfizer (para quem tomou a 1ª dose há mais de 90 dias)

Escola Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

TERCEIRA DOSE

Idosos 80+ (para quem tomou a 2ª dose há mais de 180 dias)

Ginásios (8h às 12h)

Clube Cabo Branco (Miramar)

Ivan Cantisani (Tambiá)

Drive-thru (8h às 15h)

Shopping Mangabeira (também pedestre)