Covid-19, Vem vacina

Contrariando o Ministério da Saúde, João Pessoa mantém vacinação de adolescentes sem comorbidades

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), criticou a nota técnica do Ministério da Saúde, que cancelou a vacinação contra a Covid-19 para o público entre 12 e 17 anos. As declarações foram dadas nesta sexta-feira (17).

O secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, afirmou que a medida não será cumprida e que a vacinação poderá ocorrer já neste sábado (18).

A recomendação do Ministério da Saúde é de que os jovens de 12 a 17 anos sem comorbidades que tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 não devem retornar para a segunda. No caso dos jovens dessa faixa com comorbidades ou deficiência que tomaram a dose da Pfizer, única autorizada para esse grupo, deve-se completar a cobertura imunológica com a segunda.

O ministério tentou explicar as razões para a suspensão. Segundo Queiroga, a decisão foi tomada por causa da falta de “evidências científicas sólidas” e “cautela”. Além disso, Queiroga reclamou que muitos municípios aplicaram vacinas que não estavam autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse grupo.