Economia, Notícias, Paraíba

Soledade, uma cidade que busca com a produção de queijo reconhecimento internacional e incremento da economia

O comerciante Rafael Oliveira não parava um minuto. O estande dele era um dos mais movimentados, entre tantos que faziam parte da feirinha de queijos e artesanato na cidade de Soledade. Essa foi a primeira vez que ele participou de um evento nesse formato e para isso teve até que criar um número de pix e assim, facilitar a venda dos queijos. “Trouxemos uma boa variedade de queijos de cabra, com cebola, carne de sol, calabresa, alho e a expectativa é muito boa”, comemorava.

Localizada no cariri Paraibano, a 186 quilômetros de João Pessoa, Soledade tem uma população de pouco mais de 15 mil habitantes. O lugar é bastante conhecido pela parada da hora da fome para quem viaja ao sertão paraibano. É tradição parar na cidade, almoçar, jantar e fazer lanches em um dos restaurantes, padarias e lojinhas da margem da BR-230. E ao fim, comprar o queijo feito no município para levar pra casa. Queijo de cabra, coalho e de manteiga produzidos na zona rural do município. A fama da iguaria deu forças a um projeto de desenvolvimento territorial a partir do queijo.

O primeiro Festival de Queijos de Soledade está realizado pela Prefeitura Municipal com apoio do Governo Federal, Sebrae e PBTur. Mais de 17 produtores do derivado do leite de vaca e de cabra e 15 empreendimentos da cidade se empenham para começar o que pode se tornar mais um produto do turismo gastronômico da Paraíba.

Na praça principal da cidade, à margem da BR-230, estão instalados mais de 30 balcões para exposição e venda dos produtos e artesanato. Diversos vendedores de queijo de cabra trabalharam para esta edição a iguaria em vários sabores como vinho, carne de sol e até queijo do reino de cabra.

Manter uma agenda construtiva na cidade de Soledade, com a promessa de colocar o município na rota do Turismo e desenvolvimento econômico da Paraíba, é um dos principais planos do Prefeito Geraldo Moura Ramos, que é empresário, filiado ao Partido Progressita. No seu segundo mandato, Geraldo explicou que o foco é a geração de emprego e renda e a criação de um produto turístico para desenvolver e divulgar a cidade para todo país.

Segundo ele, apesar do clima semiárido e das dificuldades da seca, Soledade tem maiores bacias leiteiras de leite de gado da Paraíba. São produzidos seis mil litros de leite diariamente. A caprinocultura é mais tímida e por isso, a intenção é trabalhar o rebanho para passar a produção de 100 litros para mil litros por dia.

A coxinha aqui, é de queijo de cabra

O leite o município já tinha. Faltava ainda trabalhar os pequenos produtores para que se tornassem empreendedores, de forma que trabalhassem como uma verdadeira cadeia produtiva. Em maio, o auxilio do Sebrae, a consultora Fernanda Melo começou a desenvolver o projeto fazendo uma imersão no município e trabalhando a relação direta da população com os queijos. O trabalho culmina no Festival de Queijos e no Festival Gastronômico. Imagine envolver 15 restaurantes, lanchonetes e padarias no projeto, fazendo com que ou trocassem, ou incluíssem o queijo produzido na própria cidade no preparo dos pratos. Foi tanto que até o frango da coxinha foi substituído pelo queijo de cabra, ervas e uma mistura da massa de mandioca, com um resultado bastante positivo.  E por aí, que muitos novos pratos foram elaborados. Até o tradicional sushi recebeu o queijo de coalho, a tradicional maionese também recebeu o toque do queijo. Ao todo são 15 pratos que podem ser degustados até domingo (18).

Busca a certificação internacional para os queijos produzidos na cidade. O caminho está sendo trilhado com apoio do Sebrae-PB. O reconhecimento é fundamental para que a iguaria ganhe o mundo e traga novas possibilidades aos produtores.

A presidente da PBTur Ruth Avelino traduziu bem. “Queremos dar meio para que vocês produtores, moradores e trabalhadores desta cidade possam caminhar com as próprias pernas, sem depender de governo nenhum. Para que sejam independentes”, explicou a gestora no discurso de abertura do evento.

Mas não é só isso. O prefeito Geraldo Moura enfatizou que todo o visual da cidade vem sendo trabalhado, casas pintadas de forma mais atrativa, as ruas limpas, a igreja matriz vem sendo restaurada, calçamento melhorado, e outras ações de saúde, educação e assistência social implantadas. Ele sabe que não será em passe mágica que a cidade se tornará o destino turístico que espera e que ainda há um longo caminho para isso aconteça.

Covid-19

Em tempos de pandemia, o município conta cerca de 45% da população imunizada com as duas doses da vacina contra a covid-19, e a prefeitura conscientizou os moradores a usarem máscara. No evento e nos restaurantes tem que usar máscara.

Confira os pratos do Festival Gastronômico:

Francela no Pão – baguete de pão de macaxeira com queijo de coalho/vaca, cebola caramelizada, alface, tomate, cream cheese de queijo de cabra maturado ao vinho (Val França Empório)

Cabrioca de Leite – tapioca de queijo de cabra, banana e mel de rapadura (Churrascaria e restaurante Cariri)

Matutaia Sustante – sanduíche de carne de sol e queijo de cabra, pesto de cheiro verde coberto com queijo de manteiga (Restaurante São Lourenço)

Espetinho Macambira – espeto misto de queijo de coalho de vaca com orégano (Bar da Galega)

Tapioca Cara Curta – queijo de cabra e doce de leite (Vitória Lanchonete)

Pastel Ordenhado – pastel trio recheado com queijo de cabra e de vaca, mussarela, tomate e manjericão fresco (El Lanches)

Cachorro Moxotó – cachorro quente recheado com carne, frango, salsicha e maionese de queijo de cabra com calabresa (Tigrão Cachorro Quente)

Berro Burguer – hambúrguer artesanal com fonduta de queijo de cabra e orégano, maionese de castanha, ketchup rústico de rapadura, cabelo glaceada e farofa de bacon (The Chef Burguer)

Dueto Repartido – combinado de cubos de queijo de coalho de vaca e queijo de cabra recheado com pimenta calabresa empanado (Open Bar)

Pamonha Riacho do Padre – sanduíche de pamonha com queijo de coalho (Lanchonete do Miro)

Ninho de Casaca de Couro – ninho de carne de sol na nata com queijo de coalho de cabra, acompanhado de purê de macaxeira, farofa de feijão macassar, lâminas de carne de sol, fatia de queijo coalho assado (Restaurante Donna Maria)

Pãozinho Areia Branca – pãozinho recheado com queijo de manteiga (Panificadora São José)

Cabra da peste ou cabra de sol – carne de sol com creme de queijo de cabra ao alho e jerimum (O Ribeirão)

Coxinha batata de umbuzeiro – coxinha recheada com queijo de cabra cottage, alho e ervas. massa de macaxeira e batata (Panificadora e lanchonete Sousa Santos)