João Pessoa Sustentável

Capital vai ter Plano de Redução de Riscos e Desastres. Ordem de serviço para consultoria foi assinada

Uma cidade inteligente é também resiliente e procura se adaptar às mudanças climáticas de modo a diminuir seus impactos por meio de uma gestão eficiente. Nessa proposta, a Prefeitura, por meio do Programa João Pessoa Sustentável, vai elaborar um Plano para a Redução de Vulnerabilidades e Desastres para orientar, de forma planejada, ações de prevenção e combate às inundações, deslizamentos, formação de ilhas de calor e demais transtornos causados pela expansão desordenada, crescimento populacional e aquecimento global. A ordem de serviço para a consultoria foi assinada nesta segunda-feira (20).

O Plano será feito com base em um Termo de Referência (TR), elaborado pelo consultor Mário Jorge Freitas a partir de um diagnóstico completo da situação da cidade, do mapeamento de riscos e outras ações que passam pela capacitação de equipe técnica e melhoraria dos processos organizacionais. O prazo para conclusão é de quatro meses e o valor da contratação é de R$ 85 mil, recursos do Programa orçado em 200 milhões de dólares.

Diego Tavares. Foto: Carolina Battista

A ordem de serviço foi assinada pelo coordenador-geral da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, Antônio Elizeu, e pelo secretário de Ação Governamental, Diego Tavares. “Eu sei o quanto o prefeito Cícero Lucena sonha em transformar em cidade em todos os sentidos. Que a gente possa começar a consultoria e deixar uma grande marca na cidade de João Pessoa”, disse Diego.

Segundo Elizeu, os estudos que serão realizados vão ajudar na prevenção de catástrofes. “A gente trabalha muito para remediar problemas. Com o Termo de Referência e um Plano de ação eficaz, o município vai deixar de ser reativo aos acontecimentos para ser proativo, porque terá ferramentas necessárias para se antecipar aos desastres, seja com tecnologia ou seja com equipamentos que nos permitirão mitigar os riscos”, afirmou.

Na foto: os coordenadores do Programa JP Sustentável e Defesa Civil

A Defesa Civil municipal vai dar todo o apoio logístico para a execução do diagnóstico. “Iremos disponibilizar tudo o que for necessário. Nos colocamos à disposição para facilitar os estudos”, afirmou coronel Kelson Chaves, responsável pela pasta. Também vão participar ativamente desse estudo, o Corpo de Bombeiros, as Polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Foto capa: Carolina Battista