Política com pimenta

“O futuro é logo ali”

Não é boxe, é política. Mas foi um baita de cruzado de esquerda em reação ao ‘soco’ que tomou nesta segunda-feira (20). Depois de uma debandada de membros do Diretório do PSB de João Pessoa e acusado de práticas “patrimonialistas e autoritárias”, Gervásio Maia, presidente estadual da legenda, recorreu a um peso-pesado para mostrar força: encontrou e postou foto com ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  Veja:

O futuro é logo alí (sic).
Com muita satisfação encontramos o presidente Lula (@lulaoficial) e a presidenta do PT e nossa companheira na Câmara, deputada Gleisi Roffmann (@gleisihoffmann) nesta segunda-feira.
Na pauta, a construção de programa amplo, que fale com o país inteiro, que pactue a nação contra a barbárie bolsonarista. Só lula tem a capacidade de reconstruir o Brasil despedaçado (pior inflação dos últimos 20 anos, volta da fome, precarização do trabalho, desemprego, quase 600 mol mortes por covid). A atual conjuntura do país é gravíssima! Precisamos de um líder que olhe para o futuro mais do que para o passado e Lula, no nosso ponto de vista, é o único que reúne condições para isso.
Nossa gratidão pela receptividade e acolhida.”

Foto: Claudio Kbene

Maia defende uma frente ampla com a condução de Lula em 2022. A recepção tão calorosa do ex-presidente e provável candidato à presidência da República pelo PT é cheia de significados. Basta lembrar que o PSB de Gervásio articula a volta de João Azevêdo ao Partido. Isso garantiria um palanque forte para Lula na Paraíba – sem falar que beneficiaria João.

Gervásio parece não brincar em serviço e segue seus planos sem tomar conhecimento – pra usar outro jargão esportivo – dos dissidentes. A revolta deles, no entanto, está documentada em carta aberta e poderá ser usada contra ele, afinal, esse campo é minado por natureza.

Segue o texto:

Carta aberta de desligamento da Comissão Provisória do PSB – João Pessoa

Na história recente da política partidária paraibana, poucos partidos podem apresentar um crescimento substancial, quantitativo e qualitativamente, como o verificado entre 2005 e 2018, quando o PSB chegou a comandar 52 prefeituras no estado além do governo do Estado (2011 a 2019).

Neste mesmo período, o PSB também cresceu nas câmaras  municipais e na Assembleia Legislativa. Um crescimento que qualificou o debate público incluindo as minorias, os invisibilizados juntamente com os principais anseios da sociedade contemporânea.

Ainda nesta trajetória de gestão inclusiva, participativa e democrática, o PSB criou e implantou as principais políticas públicas, ancoradas por um projeto de desenvolvimento social e econômico transformador, reconhecidas por toda a Paraíba e ainda por especialistas em gestão pública.

A prática patrimonialista e autoritária, hoje em vigor no PSB, não condiz com os princípios de um partido socialista, que tem por base a defesa da liberdade, da justiça social, e a radicalização da democracia.

A condução do presidente Estadual do PSB, o Deputado Gervásio Maia, não coaduna com esses princípios, não obstantes de sua cultura política, da prática oligárquica e de conchavos, que visam sobretudo, garantir sua sobrevivência pessoal na vida pública. O deputado tem, segundo a suas declarações intempestivas através da imprensa, desconhecido os agentes políticos históricos do PSB.

Nega a promover reuniões, desconhece o processo de construção das decisões coletivas e segue negociando a legenda, oferecendo recursos do fundo partidário e tempo de propaganda eleitoral, no afã de se estabelecer em detrimento da identidade socialista do PSB.

Consideramos que o tempo é o senhor de todas as verdades e continuaremos a construir uma sociedade justa, igualitária e sobretudo democrática que garanta a cidadania e o desenvolvimento sustentável. Nossa energia estará voltada a resgatar o Brasil do Fascismo e do atual fosso de miséria, onde nos colocou Bolsonaro e seus comparsas. A defesa do Estado democrático, de direito e o bem-estar social, nos rege.

Na nossa tela estão as eleições de 2022 e entendemos que essa retomada do progresso social, passa pela eleição do presidente Luís Inácio da Silva e de quadros nacionais, que defendam o modelo socialista e a soberania popular.

Possuímos lideranças com tal envergadura a exemplo do companheiro Ricardo Coutinho, Márcia Lucena, Estela Bezerra, Cida Ramos, Jeová Campos, entre outros e outras. Iremos somar onde nossa voz é considerada e esses princípios respeitados.

Diante dessa ruptura e dos “novos” rumos do partido, a Comissão Provisória do diretório municipal de João Pessoa vem a público comunicar a desfiliação coletiva, para que o partido possa seguir suas novas deliberações no jogo político estadual, com as quais a atual direção municipal não concorda.

João Pessoa, 20 de setembro de 2021.

Cassandra Figueiredo – Presidenta da Comissão Provisória
Veronica Ismael – Secretária-Geral
Patrícia Oliveira – Secretária de Organização
João Vicente Machado – Tesoureiro
Gilvanildo Pereira – Membro da Comissão Provisória
Priscilla Gomes – Membro da Comissão Provisória.