Covid-19, Notícias, Paraíba

Saúde distribui 30.258 doses para vacinação de adolescentes contra a covid-19 nesta segunda-feira

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta segunda-feira (27), a distribuição de 30.258 doses de vacinas contra a covid-19 destinadas a pré-adolescentes e adolescentes, na faixa etária de 12 a 17 anos. 

Esta é a 53ª pauta de distribuição realizada pela SES e operacionaliza a oferta da vacina à população de 12 a 17 anos. A orientação é de que este público seja vacinado de forma decrescente por faixa etária, a exemplo da vacinação em idosos e adultos, priorizando o acesso às crianças e adolescentes com deficiência permanente, com comorbidade e/ou privados de liberdade. Os imunizantes destinados a esta população são exclusivamente do laboratório Pfizer/Comirnaty, conforme determinação do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Neste mês de setembro, a Paraíba atingiu a marca de distribuição de 100% de vacinas para primeira dose (D1) para a sua população adulta, o que torna possível o avanço da faixa etária para a população mais jovem. Já em relação à segunda dose (D2), o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, reforça que é preciso um empenho dos municípios para que a população complete o esquema vacinal. “Nenhuma remessa para entrega de dose (D2) está atrasada, portanto é importante manter a busca nos territórios para fechamento dos esquemas vacinais ainda não finalizados e avancem nas faixas etárias preconizadas pelo PNI, bem como nas doses de reforço e doses adicionais já previstas no plano”, ressalta o secretário.

Geraldo Medeiros explica ainda que a “administração de dose de reforço de vacinas contra a Covid-19 é destinada para todos os idosos acima de 70 anos, que deverá ser administrada 6 meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado. Já as doses adicionais são para as pessoas com alto grau de imunossupressão, como transplantados ou portadores de HIV, 28 dias após a segunda dose”.

Ainda na 53ª pauta de distribuição, serão destinadas a nove municípios 1550 doses da vacina Butantan/Sinovac, conforme solicitado pela gestão municipal de cada um por ofício à SES, no intuito de ajustar a cobertura vacinal de parte da população de 18 a 59 anos. São eles:  Algodão de Jandaíra, Areia, Baía da Traição, Bom Jesus, Camalaú, Congo, Lastro, Marcação, São José do Sabugi. O cidadão que faz parte de grupos já abertos e que não tenha ainda recebido o imunizante não poderá ficar sem acesso à vacinação.

Até este domingo, os municípios paraibanos já registraram a aplicação de 4.086.886 doses da vacina contra Covid-19, destes 31.520 já foram aplicados na população entre 12 e 17 anos.