Campina Grande, Notícias

Campina Grande: 157 anos de história pra contar

Segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande foi fundada em 1 de dezembro de 1697 e elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864. Em 157 anos de história, tornou-se um dos principais motores econômicos do Estado e está entre os maiores polos industriais do Nordeste.

Com população estimada em 411.807 habitantes de acordo com o IBGE, Campina Grande tem uma região metropolitana composta por 19 cidades. Tem o segundo maior PIB da Paraíba e produz 15,63% das riquezas locais. Destaque na economia, é grande também na educação, com 21 universidades e faculdades, três delas públicas.

A Rainha da Borborema é ainda um importante centro cultural. Casa do  Maior São João do Mundo, dos Festivais Internacionais de Música (FIMUS), de Jazz (FIMUS Jazz), de Inverno, e dos encontros religiosos da Nova Consciência (ecumênico),  Consciência Cristã (cristão) e o CRESCER (Encontro da Família Católica).

A cidade tem 52 bairros e é administrada pelo prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) que está em seu primeiro mandato.

Curiosidade: o cargo de prefeito foi criado só em março de 1895 por meio da Lei Estadual nº 27, mas o gestor que exercia a função era nomeado. Elpídio Josué de Almeida (UDN) foi o primeiro prefeito eleito pelo voto direto, em 1947.