Internacional

Nobel de Economia premia pesquisas sobre mercado de trabalho

A Real Academia de Ciências da Suécia divulgou nesta 2ª feira (11.out.2021) os laureados com o Prêmio Nobel de Economia. Venceram David Card “por suas contribuições empíricas para a economia do trabalho” e Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens “por suas contribuições metodológicas para a análise das relações causais”.

O valor do prêmio, 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões), será divido em 2: metade para Card e a outra metade para Angrist e Imbens.

Segundo a Academia, “os economistas revolucionaram a pesquisa empírica nas ciências sociais e melhoraram significativamente a capacidade da comunidade de pesquisa de responder a perguntas de grande importância”.

Os laureados apresentaram descobertas sobre o mercado de trabalho e demonstraram que causas e efeitos podem ser tirados de situações da vida real. O modelo desenvolvido por eles é amplamente usado por pesquisadores nos dias atuais.

David Card usou experimentos naturais para analisar os efeitos do salário mínimo, da imigração e da educação no mercado de trabalho.

Os resultados mostraram, entre outras coisas, que o aumento do salário mínimo não leva necessariamente a menos empregos”, ressaltou a Academia.

Os estudos de Card demonstraram que a renda de pessoas naturais de um país é impactada de forma positiva quando há uma nova onda de imigração. A renda de antigos imigrantes, no entanto, pode ser afetada negativamente.

Também percebemos que os recursos nas escolas são muito mais importantes para o sucesso futuro dos alunos no mercado de trabalho do que se pensava anteriormente”, lê-se no comunicado do Nobel.

Card nasceu em 1956, em Guelph, Canadá. É atualmente professor de Economia na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos.

A Academia destacou que os dados de experimentos naturais, como o de Card, são muitas vezes difíceis de serem interpretados. “Em meados da década de 1990, Joshua Angrist e Guido Imbens resolveram esse problema metodológico, demonstrando como conclusões precisas sobre causa e efeito podem ser tiradas de experimentos naturais”, afirma a entidade.

Joshua D. Angrist nasceu em 1960 em Columbus, Estado norte-americano de Ohio. É professor de Economia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Guido W. Imbens, nascido em 1963 em Eindhoven, na Holanda, é professor de Econometria Aplicada e de Economia na Universidade de Stanford, nos EUA.

Peter Fredriksson, presidente do Comitê do Prêmio de Ciências Econômicas, afirmou que “os estudos de Card sobre questões centrais para a sociedade e as contribuições metodológicas de Angrist e Imbens mostraram que experimentos naturais são uma rica fonte de conhecimento”.

Segundo ele, as pesquisas conduzidas pelos laureados “melhoraram substancialmente nossa capacidade de responder às principais questões causais, o que foi de grande benefício para a sociedade”.

O Nobel de Economia, oficialmente chamado Prêmio do Banco da Suécia em Ciências Econômicas em memória de Alfred Nobel, foi o último a ser entregue.

Os demais laureados em 2021 foram:

  • Medicina: David Julius e Ardem Patapoutian;
  • Física: Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi;
  • Química: Benjamin List e David MacMillan;
  • Literatura: Abdulrazak Gurnah;
  • Paz: Maria Ressa e Dmitry Muratov.

Extraído de Poder 360