Notícias, Paraíba

Instagram sinaliza Cabo Gilberto e Nilvan por Fake News

O deputado estadual Cabo Gilberto, do PSL e o presidente do PTB na Paraíba, Nilvan Ferreira tiveram uma informação sinalizada como falsas pelo Instagram. A postagem esdrúxula era sobre um homem que teria tatuado  o ânus em protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A informação, divulgada no último domingo (10), foi checada através de mecanismos de detecção de imagem para identificar a origem real da foto usada pelo deputado e o comunicador para espalharem desinformação.

O verificador do fato citado pela rede social é a Agence France-Presse (AFP), uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas agências de notícias do mundo. Entidade francesa, fundado em 1835, à AFP desenvolve a editoria ‘AFP Checamos’, para verificar informações falsas que circulam na internet. Após isso, as duas publicações foram sinalizadas pelo Instagram.

Confira publicações sinalizadas como fake news:

Sobre a postagem verdadeira

A imagem que o deputado e o comunicador usam para ilustrar a publicação sequer foi feita no Brasil, muito menos neste ano, nem tampouco trata-se de um protesto contra Bolsonaro. A tatuagem na verdade foi feita em 2017, pelo artista espanhol Abel Azcona, como forma de protesto contra o presidente dos Estados Unidos à época, Donald Trump.