Brasil, Educação, Notícias

Inclusão de Cursos EaD no Fies pode facilitar acesso de estudantes de baixa renda à educação superior

Está tramitando na Câmara dos Deputados, em Brasília, a inclusão de cursos de graduação e pós-graduação a distância no Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), o que deve beneficiar milhares de estudantes no país. A mudança facilitará o acesso dos estudantes de baixa renda na modalidade EaD e, consequentemente, na educação superior. Isso porque os valores previstos para cursos na modalidade, geralmente, são bem mais baixos do que para os cursos presenciais.

“Com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, as parcelas do financiamento vão ficar bem acessíveis, o que facilitará o pagamento dos cursos após a conclusão”, pontuou o Coordenador de relações institucionais do Centro de Ensino a distância Educa Mais, Tiago Bernardino. Para ele, poderia também ser acrescido ao projeto o financiamento do acesso à internet, além de recursos tecnológicos, como notebooks e computadores. “Seria algo ainda a ser dialogado com o Congresso e, até mesmo, viabilizado pelas próprias instituições credenciadas ao Fies”, destacou.

O Sistema de Ensino Educa Mais vem atuando como um incentivador permanente do acesso à educação para todos os interessados, mesmo aqueles com dificuldades financeiras de custear seus estudos, oferecendo bolsas por meio de parcerias com a gestão pública. “Temos um compromisso com a sociedade de levar educação de qualidade a um preço justo. E nossas ações vão além disso. Já fizemos parcerias com diversos órgãos e instituições, oferecemos mais de 2 mil bolsas de estudo em todo o Brasil, apenas neste ano”, disse.

O projeto para inclusão de cursos de graduação e pós-graduação a distância no Fies foi aprovado pela Comissão de Educação da Câmara Federal e vai passar por outras duas comissões antes de ir para votação em plenário.

De Positiva Comunicação