João Pessoa Sustentável

Comunidades do Complexo Beira Rio vão ser apresentadas ao mapeamento das áreas de risco em novembro

O resultado do mapeamento das áreas de risco das oito comunidades do Complexo Beira Rio (CBR) já tem data certa para ser apresentado à Unidade Executora do João Pessoa Sustentável, um Programa da Prefeitura Municipal. Será dia 11 de novembro.

As visitas técnicas realizadas pelo Consórcio de Infraestrutura responsável pela requalificação urbana da área – com o apoio da Defesa Civil, Secretarias de Infraestrutura, Habitação, Meio Ambiente etc. – foram parte do processo de diagnóstico que conta ainda com a caracterização geral da área mais estudos do solo, do lençol freático, imagens de drone e softwares especializados. Ou seja, várias fontes de informação vão contribuir para o relatório urbanístico, paisagístico, de infraestrutura e ambiental do CBR que vai ser apresentado e discutido com cada uma das comunidades. 

No último dia 19, um relatório preliminar foi apresentado à Prefeitura. De acordo com Caio Mário, coordenador de Desenvolvimento Urbano do Programa, “a empresa apresentou o mapeamento das áreas de riscos, de inundação de preservação, bem como, o levantamento dos imóveis que se encontram em riscos de deslizamentos. Até meados de novembro ela vai mostrar como vai ficar a situação de infraestrutura de alguns imóveis. Então, o diagnóstico não está cem por cento finalizado porque ainda serão realizados estudos em algumas barreiras para confirmar se essa primeira impressão está ou não correta. Sendo validado o diagnóstico por completo, a gente vai começar a validação junto à comunidade”, afirmou.

Ainda de acordo com Caio Mário, o cronograma das reuniões comunitárias deve começar na segunda quinzena de novembro: “a previsão é começarmos a apresentar o diagnóstico nas comunidades a partir do dia 16 de novembro que é quando teremos as últimas informações e um resultado mais preciso”. A próxima etapa, serão os estudos preliminares. “Nesta fase, o Consórcio vai trabalhar para apresentar a proposta de urbanização de cada uma das oito comunidades”, pontuou Caio. 

Seu Luiz Araújo, umas das lideranças da comunidade Padre Hildon Bandeira, acredita que o Programa João Pessoa Sustentável é uma oportunidade de dignidade para todas as famílias do CBR: “recebemos na comunidade Padre Hildon Bandeira as pessoas que vieram fazer o reconhecimento das áreas de riscos. Essa visita deixou os moradores satisfeitos porque hoje eles sabem que o projeto é real e há muito tempo têm pessoas sofrendo com as enchentes e com as questões de inundações referentes ao rio. Com esse projeto a gente sabe que vai melhorar a vida dos moradores. Então a questão do reconhecimento das áreas de riscos foi muito boa porque os moradores participaram, as pessoas do projeto conversaram com os moradores, entraram nas suas casas, a recepção foi maravilhosa e só temos que agradecer. Então o projeto vai dar dignidade às comunidades”, avaliou.

Infraestrutura e Requalificação Urbana: o projeto vai abranger pavimentação, água encanada, drenagem, esgotamento sanitário, iluminação pública e contenção de barreiras nas comunidades da Beira Rio.   Quase 2 mil famílias que vivem nas comunidades vão ser beneficiadas. Os moradores que precisarem ser realocados porque vivem nas áreas de risco que estão sendo mapeadas terão cinco opções de reassentamento. Uma delas é a realocação para três conjuntos habitacionais que serão construídos a partir de 2022. As construções contarão com 565 apartamentos de desenhos diferentes para atender às necessidades de cada família. 

Parque Linear: o consórcio também realizou diagnóstico do rio Jaguaribe com o objetivo de levantar dados e instrumento de informação e análise da área para fazer um desenho de um Parque Linear que ficará às margens do rio. Com uma área de 2,5 quilômetros de extensão, o Parque Linear terá a função de proteger as margens do rio Jaguaribe no entorno das comunidades para evitar novos alagamentos e novas ocupações irregulares que ponham em risco a segurança e a vida dos moradores. 

João Pessoa Sustentável: O Programa, orçado em U$ 200 milhões de dólares, está previsto para ser executado até 2024. São 60 ações voltadas para a redução das desigualdades, modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. Por meio do JP Sustentável, a Prefeitura de João Pessoa, vai trazer dignidade e qualidade de vida para centenas de famílias que vivem em área de risco.