Covid-19, Notícias, Política

Deputado aciona Ministério Público para apuração de uso do Kit Covid na rede Hapvida

O deputado Anísio Maia (PT) recebeu uma série de denúncias de usuários da Rede Hapvida na Paraíba sobre o uso do ‘kit covid’ e entrou com requerimento, aprovado no último dia 18 na Assembleia Legislativa da Paraíba, para que o Ministério Público Estadual (MPPB) investigue o caso.

“Há várias denúncias apontando que a citada rede teria utilizado os mesmos procedimentos adotados pela empresa Prevent Senior, procedimentos estes que obrigavam os médicos contratados a seguirem de forma compulsória o protocolo Covid”, disse Anísio Maia.

A Hapvida chegou a ser citada na CPI da Covid, no Senado. Em entrevista ao Estadão, o médico generalista Felipe Peixoto relatou que ele e os outros colegas eram obrigados pela operadora de planos de saúde Hapvida a receitar o ‘kit covid’, com medicamentos sem eficácia comprovada para prevenir ou tratar pacientes infectados com o coronavírus. “Ameaçaram demitir qualquer médico que ultrapassasse a negativa de prescrever a droga mais de duas vezes consecutivas”, afirmou. Ele deixou a Hapvida.

Este não é um caso isolado. Várias outras denúncias de médicos que pediram demissão da Operadora ou que foram demitidos pela recusa de usar o ‘protocolo covid’, pipocam no país. Uma médica que pediu para não ser identificada, disse que foi dispensada porque não quis receitar Cloroquina aos pacientes com suspeita de covid ou doença confirmada.

A já Hapvida vem sendo investigada por Conselhos Regionais de Medicina e pela Agência Nacional de Saúde que em setembro chegou a fazer diligências para apurar suspeitas em prescrições contra a Covid-19 e de omissão de  informações da causa morte no atestado de óbito de pacientes.