Brasil, Notícias

Facebook e Instagram derrubam live de Bolsonaro com fake news sobre aids e vacina da covid

Em ação inédita, Facebooke Instagramretiraram do ar neste domingo (24), a live da última quinta-feira (21) do presidente Jair Bolsonaro, que usou a transmissão ao vivo para espalhar mais uma fake news.  Bolsonaro afirmou que pessoas que tomaram duas doses da vacina contra o novo coronavírus no Reino Unido estão desenvolvendo aids. Na mesma transmissão, Bolsonaro também sugeriu que o uso de máscaras por longos períodos, “sem higiene”, pode causar pneumonia e morte.

A mentira, publicada em um site inglês conhecido por espalhar teorias da conspiração, foi desmentida por cientistas de todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também negou a relação da vacina com a transmissão do vírus da aids e reforçou a necessidade dos portadores da doença se vacinarem contra a covid-19.

De acordo com a companhia, o vídeo de Bolsonaro infringiu a política da empresa em relação à vacina da covid-19 e essa decisão parte de um esforço ativo do Facebook contra o negacionismo, e o alastramento de fake news. Em março de 2020 um vídeo em que o mesmo promove aglomeração já havia sido banido, porém essa é a primeira vez em que uma live do presidente é excluída pela plataforma. Já o Instagram diz trabalhar “com verificadores de fatos independentes no mundo todo que analisam conteúdo em mais de 60 idiomas”

Vídeo no YouTube

Na manhã desta segunda-feira (25), a live continuava disponível no canal do YouTubede Bolsonaro. Procurada, a plataforma não respondeu até a publicação desta matéria se pretende impor alguma sanção ao vídeo do presidente.Esta é a primeira vez que a companhia de Mark Zuckerberg tira do ar uma live semanal de Bolsonaro. Anteriormente, o Facebook só tinha removido uma publicação do presidente feita em março de 2020 em que ele citava o uso de cloroquina para o tratamento da covid-19 e defendia o fim do isolamento social.Bolsonaro ainda não se manifestou sobre a exclusão do vídeo.

Com informações de Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *