Negócios

Gastronomia japonesa refinada ganha mercado em João Pessoa

Imagine poder apreciar uma sequência de pratos refinados em um passeio gastronômico com sabores do Japão. A novidade agrada em cheio a quem gosta da tradicional comida japonesa. A proposta do Haytsu, mais novo restaurante oriental de João Pessoa é proporcionar essa experiência que envolve sentidos, começando pela visão com a linda apresentação dos pratos, passando pelo olfato e terminando pelo paladar envolto em sabores variados.
Idealizados pelos donos juntamente com os Chefs Paulinho e Landão, que fizeram a ponte aérea São Paulo /João Pessoa para encarar esse novo desafio, o menu degustação traz uma viagem na história, tradição e pelos sabores dessa gastronomia tão peculiar.
A sequência completa (Kanryo) de 13 pratos tem um porquê e um contexto que são apresentados com satisfação pelos garçons. E esse passeio começa o ‘Usuzukuri de Suzuki’, lâminas finas de peixe branco pincelados com molho Ponzu. Uma entrada que, além de gostosa, faz a limpeza das papilas gustativas para inicializar os sentidos.
O que já começa bom, ganha calor e textura com o ‘Tempura de Kon’, milho francês levemente caramelizado e empanado na farinha panko deitados em cama de crispy. A experiência para provocar o paladar pela textura e o olfato.Depois, somos surpreendidos com um contraste entre a crocância e a doçura. É o ‘Chipussu’ uma dupla de chips de raízes que acompanham deliciosos preparos de salmão com redução de maracujá.


O quarto prato é uma tradição no Peru, que remete à civilização Inca, conhecido no Japão como `Konzê´ (marinado cítrico) e que vem se tornando um indispensável em cozinhas Japonesas no mundo todo. E desse Ceviche nada se perde, a vontade é de pedir outro. Mas calma, essa viagem ainda reserva outras surpresas.
Quando chega o ‘Hôrensô’, voltamos ao quente e crocante. Uma folha tenra e de sabor levemente picante chega aguçando nossos sentidos e embalando o atum e salmão batidos em ponta de faca, o primeiro, atum levemente picante (Spice) com gergelim e o outro, salmão temperado com cebolinha, azeite trufado e flor de sal. Imagina.
Estamos chegando ao meio dessa viagem. O sexto prato é um combinado de ‘Makimonos / Uramakis’, aqueles enrolados à mão e com composições inesperadas criadas pelo Chef Sushiman Landão.
A ‘Robata’ é super convincente. Couve-flor ao dente e lula tenra salteados na manteiga, com o tempero de sabor inigualável com assinatura do Chef Paulinho.

Depois um conhecido dos apreciadores dos sabores do oriente. O ‘Niguiri’ é uma das peças mais tradicionais da culinária Japonesa. Através das mãos do Chef Sushiman Landão, as peças ganham vida e cores vibrantes e muito sabor. Contexto Fabuloso!
Voltamos ao quente, quando chega à mesa o ‘Hot Roll’, não tão tradicionais, mas não menos especiais, aqui, enrolados quentes na melhor montagem.O ‘Usuzukuri de Shake´ (salmão), chega novamente para restaurar os sentidos para a reta final e abrir o paladar para o queridinho ‘Joe’. Essa dupla impressiona pela delicadeza, uma das peças vem com um creme de Shimeji ao molho do Chef Paulinho e outro com gema de ovo de codorna maçaricado e ovas de Tobiko. Surpreendente.
Chegamos ao momento da explosão. É isso que acontece quando provamos os ‘Ovos Perfeitos’. É realmente algo que realmente impressiona. Feitos com perfeição, ovos empanados com farinha panko. Seria algo simples, mas sabores e texturas ao prová-los é surpreendente, sobretudo quando conseguimos perceber o toque do azeite trufado tomando conta do paladar finalizados com flor de sal, tudo isso deitado em uma cama de crispy de batata doce.
A experiência gastronômica se encerra com a maciez e o toque frio dos tradicionais ‘sashimis’, lâmias salmão, atum e takô.
E no instante final dessa experiência o garçom traz um shot adstringente com um sabor incrível, algo que mescla o limão, espuma de gengibre e outros segredinhos não revelados, que deixa o cliente intrigado tamanho é o sabor.
É assim que se encerra esse passeio pelo menu Kanryo. O Haytsu é daqueles que deixa qualquer um com vontade de voltar.
Serviço: O menu degustação oferece duas opções a completa (Kanryo) traz uma sequência de 13 pratos e 38 peças. A segunda um pouco menor (Sukoshi), traz oito sequências com 28 peças. Há ainda as opções à la carte. O Haytsu está localizado na rua Cel. José Gomes de Sá Filho, 321 – Jardim Oceania, João Pessoa. Abre de segunda a sábado das 18:30 até às 23:30h. Instagram @haytsujp