Brasil, Notícias

Senado aprova projeto que equipara injúria racial ao racismo e aumenta pena

O Senado aprovou um projeto para enquadrar a injúria racial como crime de racismo. A proposta adequa a legislação a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e aumenta a pena para casos de discriminação racial no País.

A proposta foi inserida em um bloco de projetos pautados no Senado em função do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no próximo sábado, 20. O projeto ainda precisará passar pela Câmara e ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro para entrar em vigor.

Atualmente, os crimes de injúria racial e racismo são tratados de forma diferente na lei, mesmo que seja difícil separar uma prática da outra, o que pode levar alguns acusados a serem responsabilizados com sanções mais leves ou até se livrarem da prisão.

O projeto altera a Lei de Crimes Raciais e pune com reclusão de dois a cinco anos e multa o ato de injuriar alguém em função de raça, cor, etnia ou procedência nacional. Hoje, essa lei prevê punição de um a três anos para crimes de discriminação ou preconceito de raça, mas não fala em injúria. O Código Penal, por sua vez, pune o crime de injúria racial, mas com uma pena menor, também de um a três anos.

O crime de racismo é inafiançável e não prescreve pela Constituição. Defensores da alteração argumentam que equiparar a injúria ao racismo elimina a possibilidade de um criminoso ficar sem punição por conta do pagamento de fiança ou da demora para ser julgado.

Foto: Dida Sampaio/ Estadão Plenário do Senado Federal, em Brasília

Você pode gostar
TRE indefere candidatura de Ricardo Coutinho ao senado TRE indefere candidatura de Ricardo Coutinho ao senado
9 de setembro de 2022
Senado aprova projeto que acaba com rol taxativo da ANS Senado aprova projeto que acaba com rol taxativo da ANS
29 de agosto de 2022
Aguinaldo marca coletiva para anunciar pré-candidatura ao senado Aguinaldo marca coletiva para anunciar pré-candidatura ao senado
14 de junho de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *