Notícias, Política

Frente ganha reforço para as eleições 2022

Zé Célio e Aledson Moura, da Frente de Renovação Parlamentar. Foto: divulgação

A Frente de Renovação Parlamentar ganhou mais um reforço: o médico e ex-vice-prefeito de Sousa, Zé Célio de Figueiredo. A adesão foi formalizada neste fim de semana. Liderança política conhecida no sertão do Estado, ele junta-se aos demais integrantes do grupo que reúne nomes de todas as regiões do estado em busca de um mandato parlamentar.

A Frente surgiu com o propósito de furar a bolha de um sistema que privilegia quem já tem mandato. A ideia é unir o maior número de candidatos e candidatas com perfil semelhante para aumentar as chances de eleição. Por hora, 37 nomes devem ser lançados, respeitando a regra legal que prevê reserva de gênero de 30%.

A Frente de Renovação Parlamentar ainda não tem um partido. Há duas possibilidades em análise e o anúncio da legenda que vai absorver todos os seus integrantes está previsto para janeiro de 2022. Antes disso, no entanto, o grupo deve crescer: “quatro lideranças novas vão ser anunciadas na próxima semana”, afirmou Aledson Moura, um dos representantes do movimento.

Aumentar o número de candidatos pela Frente é uma estratégia eficaz para encarar as urnas em 2022. Com o fim das coligações partidárias para eleição proporcional, quanto mais nomes em jogo, maiores as chances de sucesso.