Opinião

Distanciamento entre Veneziano e João indica: tá faltando uma ‘DR’

Em entrevista a uma rádio pessoense na manhã desta sexta-feira (3), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) mandou recado para o governador João Azevêdo (Cidadania):

“Quando eu era candidato, quem geralmente procurava os aliados e apoios era quem conduzia o processo na condição de candidato. A mim parece que o governador é quem deveria procurar os contatos”.

Ressentido, ele emendou:

“Não faltou propósito do governador para falar com novos possíveis apoios com figuras que foram, duramente, antagônicas ao projeto encabeçado pelo governador João Azevêdo”.

As cutucadas são uma resposta à declaração de João quando questionado sobre alianças em evento, realizado ontem (2) na capital, para entrega de chips 3G/4G a alunos e professores da Rede Estadual de Ensino. O governador diz que não há contato entre os dois há sete meses e credita o distanciamento ao senador emedebista que ‘não teria pauta para justificar o diálogo’. Afirmou João:

“Eu recebo todas as pessoas que pedem audiência comigo. É importante perguntar se ele pediu audiência comigo, é essa a questão. Estou a disposição, atendo todos, principalmente aliados, pessoas que construíram conosco uma eleição em 2018. Se não houve encontro é porque não houve pauta para discutir. Meu telefone é o mesmo, o número institucional é o mesmo. Estou à disposição”.

É fato que há um fosso entre os dois. O motivo todo mundo já conhece: Veneziano declarou guerra antecipada a João quando articulou encontros com a oposição, precisamente com Cássio Cunha Lima (PSDB), para tentar uma composição e disputar o governo em 2022.

Leia também:

Tiro errado de Veneziano antecipa oposição na Paraíba

O senador também teve conversas com Efraim Filho (DEM). João, como bom entendedor, captou a mensagem e seguiu a lógica “quem não é meu aliado está contra mim”. Resultado: ‘Vené’ sobrou na curva e acabou isolado. Há chances de reaproximação? Sempre. Possibilidades não se esgotam na política e há disposição de João para isso, tanto que a mulher de Veneziano, Ana Cláudia Vital (Podemos), permanece secretária de Articulação Municipal do governo. Alguém vai ter que quebrar o gelo pra discutir essa relação. Mas quem?