João Pessoa Sustentável

Prefeitura apresenta resultado do diagnóstico das áreas de risco a lideranças comunitárias do Complexo Beira Rio

A Prefeitura de João Pessoa inicia, nesta segunda-feira (6), uma série de reuniões com lideranças comunitárias com o objetivo de apresentar o resultado da análise de contextualização urbanística, de infraestrutura, paisagística e ambiental, e de discutir com os moradores do Complexo Beira Rio o levantamento das áreas de risco da região. O primeiro encontro será às 19h, no Escritório Local de Gestão (Elo) I, no bairro dos Expedicionários, que atende às comunidades Padre Hildon Bandeira, Brasília de Palha e Cafofo Liberdade. As reuniões se estendem até a sexta-feira (10).

A iniciativa é da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável (UEP), do consórcio responsável pela elaboração do projeto de infraestrutura e requalificação urbana do Complexo Beira Rio (CBR) e da equipe do Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC).

De acordo com Joelma Silvestre, coordenadora de Aspectos Sociais do programa, “essas reuniões são importantes para desmistificar a informação das áreas de risco envolvendo as oito comunidades e as possíveis unidades que serão reassentadas”, pontuou.

A princípio, o diagnóstico será apresentado e validado apenas com as lideranças comunitárias. A ideia é que durante essas reuniões seja elaborado um calendário para levar as informações ao restante dos moradores. Só depois de o mapeamento passar pelo crivo das comunidades, a empresa responsável pelo desenvolvimento urbano do CBR vai apresentar os estudos preliminares que servirão de base para a elaboração da proposta de urbanização do território que inclui esgotamento sanitário, água encanada, pavimentação, contenção de encostas, iluminação pública e Parque Linear.

Calendário de reuniões – O cronograma de atividades segue na terça-feira (7), no Elo 3, que atende à São Rafael e fica dentro da própria comunidade. O encontro será às 19h. Na quinta-feira (9), no mesmo horário, será a vez do Elo 4, localizado na comunidade Santa Clara e que atende exclusivamente aos moradores da área. Já na sexta-feira (10), a reunião será com as lideranças das comunidades Miramar, Tambauzinho e Tito Silva, no Elo 2, em Miramar, às 15h.

Parque Linear – Com uma área de 2,5 quilômetros de extensão, o Parque Linear terá a função de proteger as margens do rio Jaguaribe no entorno das comunidades para evitar novos alagamentos e novas ocupações irregulares que ponham em risco a segurança e a vida dos moradores.

Programa João Pessoa Sustentável – Promove o desenvolvimento social, urbano e econômico da cidade por meio da redução das desigualdades, da modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. É orçado em 200 milhões de dólares, metade financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a outra parte contrapartida da Prefeitura de João Pessoa.