Alerta, Brasil

Suposto ataque hacker derruba sites do Ministério da Saúde e Conecte SUS

Usuários que tentaram acessar o site do Ministério da saúde entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira (10/12) se depararam, na verdade, com uma tela preta. Ao centro, uma mensagem: “Os dados internos do sistemas foram copiados e excluídos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados”.

Poucos minutos depois, a mensagem desapareceu. A suspeita é que o site tenha sofrido um ataque de hackers. O grupo invasor também tirou do ar o site do Conect SUS, que disponibiliza os certificados de vacinação. Até o momento, ambas as plataformas ainda estão fora do ar.

O ataque virtual acontece em um contexto político e sanitário conturbado. Frente a uma nova e mais severa variante da COVID-19, a ômicron, parte da população pressiona o governo por medidas mais severas de controle nos aeroportos e na entrada de passageiros de voos internacionais.

Há, ainda, uma divisão política quando o assunto é adotar, ou não, a obrigatoriedade do “passaporte da vacinação” em alguns setores da sociedade.

A suposta intervenção hacker não foi a única sofrida este ano pelas plataformas de órgãos públicos. Em setembro, a página oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também foi hackeada. Na ocasião, saiu do ar a seção em que constam os formulários de Declaração de Saúde do Viajante.

O que diz o Ministério da Saúde

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e Política Federal foram acionados para apoiarem nas investigações e que o DATASUS está atuando para restabelecer as informações.

Ana Laura Queiroz / Estado de Minas