Brasil, Política

Lula é o melhor presidente da história para 51% dos brasileiros, e Bolsonaro é o pior para 48%, diz Datafolha

Em pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada no último domingo, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) foi considerado o melhor presidente da história para 51% dos brasileiros. Em contrapartida, o atual mandatário da presidência da República, Jair Bolsonaro (PL), foi considerado o pior para 48% dos entrevistados.

Lula permaneceu como presidente por dois mandatos, entre 2003 e 2010, superando o próprio Bolsonaro que foi escolhido por 11% como o melhor do Brasil.

O instituto já havia feito um levantamento semelhante entre 2015 e 2016, em período complicado para o Partido dos Trabalhadores por conta da Operação Lava-Jato. Mesmo assim, Lula foi considerado o melhor chefe do Executivo com porcentagem entre 35% e 40%. O monitoramento da popularidade do petista teve o ponto alto em 2010, quando o índice apontava 71% de brasileiros que consideravam o ex-presidente como o melhor da história na presidência.

O estudo ainda demonstra que Lula foi melhor avaliado por moradores do Nordeste (66%), desempregados (63%) e jovens de 16 a 24 anos. Entretanto, o petista é considerado o pior para 18% dos entrevistas. Entre os números mais negativos para Bolsonaro 57% são desempregados e 65% estudantes.

Quando o quesito são os empresários, o estudo aponta um empate técnico entre o atual e o ex-presidente, já que Lula foi escolhido por 22% e Bolsonaro por 24% dos pesquisados. Eleito em 2018, Bolsonaro lidera também nos brasileiros de renda mais alta com 19%, com mais de 10 salários mínimos por mês, além da mesma porcentagem com os evangélicos.

O levantamento foi realizado de 13 e 16 de dezembro com 3.666 pessoas, em 191 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

 

Reprodução IstoÉ