João Pessoa, Notícias

Na contramão do mundo: vereadores de João Pessoa barram passaporte da vacina

A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou nesta terça-feira (21) o Projeto de Lei Ordinária que proíbe a exigência de passaporte sanitário na cidade. O PLO 739/2021 recebeu 10 votos favoráveis e oito contrários.

De acordo com o texto de autoria do vereador Carlão (Patriota), nenhuma outra norma com nomenclatura semelhante ou diversa de passaporte sanitário deve ser aceita, tais como passaporte da vacina, certificado de imunização e cartão de vacinação, por exemplo.

Além de Carlão, disseram SIM ao projeto:

Bosquinho (PV)

Bispo José Luiz (Republicanos)

Coronel Sobreira (MDB)

Durval Ferreira (PL)

Eliza Virgínia (PP)

Marcílio do HBE (Patriota)

Marcos Bandeira (PMB)

Thiago Lucena (PRTB)

Toinho Pé de Aço (PMB)

Veja agora quem votou contra a medida:

Bruno Farias (Cidadania)

Emano Santos (PV)

Fernando Milanez (PV)

Junio Leandro (PDT)

Marcos Henriques (PT)

Marmuthe Cavalcanti (PSL)

Odon Bezerra (Cidadania)

Zezinho Botafogo (Cidadania)

A Câmara de João Pessoa contraria o decreto estadual que exige o cartão de vacinação (esquema vacinal completo) para entrada em bares, restaurantes, shows, eventos e academias de ginástica. Segue ainda na contramão da recomendação dos Ministérios Públicos Federal (MPF/PRPB), do Trabalho (MPT/PB), do Estado (MPPB) e de Contas (MPC/PB) ao Governo da Paraíba para que o documento seja exigido também aos maiores de 18 anos em shoppings, salões de beleza e outros estabelecimentos que sirvam comida em seus espaços. Além disso, o PLO aprovado pelos vereadores da capital vai de encontro à norma editada pelo Governo Federal nesta segunda-feira (20) e que exige teste negativo de covid e a apresentação do passaporte da vacina para estrangeiros que desembarcarem no Brasil.