Brasil, Notícias

Jornalistas foram atacados em 86% das lives de Bolsonaro

De 49 lives realizadas este ano pelo presidente Jair Bolsonaro para se comunicar com seus apoiadores, em 42 ele dedicou tempo para fazer ataques à imprensa, ou seja, em 86% das transmissões. O levantamento é da Agência Lupa que contabilizou ao menos 78 críticas diretas do presente a veículos de comunicação.

Mais do que opiniões, as críticas trazem declarações desvalorizando e menosprezando o trabalho de jornalistas. Também são registradas insinuações de que matérias produzidas pela imprensa são mentirosas e responsáveis pelo desgaste da imagem do Brasil no exterior. Em uma dessas lives o presidente chegou a parabenizar os jornalistas pelo Dia da Mentira, em 1º de abril.

Em outra ocasião, Bolsonaro se desdisse para afirmar que um jornal havia mentido. A Folha de S. Paulo trazia como manchete “Bolsonaro diz que pode usar armas fora da Constituição”.

Na live Bolsonaro vociferou: “Matéria da Folha, fake news, mentira. Alexandre de Moraes, investiga a Folha!” Entretanto, um dia antes dessa manchete, ele havia declarado: “Ele abre [o STF], apura e pune? Sem comentário. Está dentro das quatro linhas da Constituição? Não está, então o antídoto para isso também não é dentro das quatro linhas da Constituição”.

Com informações de Congresso em Foco