Opinião

João de volta ao PSB? Será?!

Há rumores de que João Azevêdo voltará ao PSB em 2022. Faz todo o sentido. A saída do partido e o ingresso no Cidadania se deram por motivo muito específico, com nome e sobrenome: Ricardo Coutinho. O rompimento entre os dois tornou a convivência impossível e João precisava mostrar que tinha pernas para caminhar sem o antigo tutor.

Com o racha o PSB encolheu. O desembarque de Ricardo Coutinho, em setembro passado, foi interpretado, por muitos, como um tiro de misericórdia num doente em agonia. Mas há outra leitura: sem o ex-governador, o terreno pode ser reaproveitado por quem tem a máquina como fertilizante.

Com João, o PSB garantiria deputados, vereadores e prefeitos que o acompanhariano voo migratório. O partido voltaria a ter densidade eleitoral na Paraíba e competitividade. Com o PSB, João não teria que entrar na discussão se pertence ou não ao campo progressista, se cometeu ou não estelionato eleitoral.

Há um fato novo que faz do retorno uma opção viável. Trata-se da provável filiação de Geraldo Alckmin ao Partido Socialista Brasileiro em busca de uma composição com Lula na disputa à presidência da República. Essa costura viria a calhar para João que o teria como cabo eleitoral e seria beneficiado com a transferência de votos. Para Lula, um palanque com João é também bom negócio para solidificar uma aliança PT-PSB e pavimentar a eleição de parlamentares estaduais e federais. Em se concretizando essa união, o PT paraibano não teria escolha senão acatar as ordens de cima – para a decepção de quem defende candidatura própria.

A situação de João, por hora, é das mais confortáveis. Diante da incapacidade da oposição de conciliar interesses e aglutinar forças, ele vai navegando em águas calmas, sem pressa para desapegar de 2021. Em 22 o que é de 22, diz João publicamente. Nos bastidores a conversa é outra porque não existe disputa política que comece em cima do lance. Voltar ao PSB vai exigir menos paixão e mais disposição para aparar arestas inclusive (de ambos os lados!). Em passado recente, João e o presidente do partido, Gervásio Maia, andaram de estranhamento. Mas isso pode ser mero detalhe. É esperar pra conferir.