Economia, João Pessoa, Notícias

Sine Municipal fecha ano com cerca de mil pessoas inseridas no mercado de trabalho em 2021

A Prefeitura de João Pessoa, através do Sistema Nacional de Emprego (Sine-JP), colocou no mercado de trabalho 962 pessoas este ano. O coordenador do Sine-JP, Eurípedes Leal, disse que as empresas parceiras ainda estão encaminhando os relatórios ao órgão e a expectativa é de, até amanhã, último dia de 2021, chegar a mil empregos através das ações do programa municipal “Eu Posso Trabalhar”.

Ele disse que mais de 35 mil pessoas procuraram o Sine-JP este ano em busca de oportunidade, bem como de informações ou recebimento do seguro-desemprego. Por semana, em média, são ofertadas 100 vagas de emprego. “Entre os meses de novembro e dezembro tivemos um aumento na procura e chegamos a 400 vagas ao mês. Durante todo o ano foram 3.304 vagas ofertadas”, acrescentou Eurípedes Leal.

O coordenador do Sine-JP informou que está conversando com o setor hoteleiro da Capital para firmar parceria para oferta de novos postos de trabalho. Entre os contatos que estão em fase adiantada, ele citou a rede Nord de hotéis. “Hoje, fazemos a seleção e o recrutamento da mão-de-obra e a nossa expectativa para 2022 é melhorar o número de ofertas de vagas. Isso porque temos notado uma procura cada vez maior de empresas de grande porte por nossos serviços”, ressaltou, salientando que a falta de experiência ou de capacitação ainda são os maiores problemas para conseguir entrar no mercado de trabalho em João Pessoa.

Continuando, Eurípedes Leal disse que, apesar das vagas para o primeiro emprego exigirem apenas o ensino médio, o perfil do trabalhador ainda precisa ser lapidado. “O nosso conselho é que as pessoas que estão fora do mercado busquem sempre se capacitar”, disse.

Ele ainda lembrou que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho (Sedest) oferece  um leque de cursos de capacitação gratuitos, em parceria com o Senac e o Senai. “Recentemente, foram ofertadas mil vagas para um curso on-line de vendas. Basta acessar o portal da Prefeitura – www.joaopessoa.pb.gov.br – e acessar o link do Sine-JP e se capacitar para as vagas do mercado”, destacou.

Serviço – Para o atendimento presencial, o Sine adotou o sistema de agendamento através telefone 9 8654 525 ou pelo link http://agendamentosinejp.joaopessoa.pb.gov.br  

Endereço: Casarão da Villa Sanhauá, próximo à Praça Antenor Navarro – Avenida João Suassuna, 49, Varadouro, com funcionamento de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 16h.