Paraíba, Segurança

João Azevêdo recebe PMs e bombeiros, enquanto grupo faz protesto

A terça feira deve ser de expectativa para a segurança pública do estado da Paraíba. Isso porque acontece agora pela manhã, na Granja do Governador, uma reunião entre o governador João Azevêdo ( Cidadania) e os representantes do movimento da Polícia Militar e Bombeiros.

João Azevêdo já antecipou que vai propor aos policiais e bombeiros, incorporar a Bolsa Desempenho aos salários, aos poucos e pontuou que o Estado não tem condições de fazer essa incorporação de uma só vez.

Mesmo com reunião, deputados estaduais que integram o movimento começaram o dia com uma convocação para os PMs irem às ruas. O deputado estadual Cabo Gilberto (PSL) postou em uma rede social: ” A terra irá tremer”, convocando a categoria para uma marcha até o Palácio do Governo. O movimento foi endossado pelo deputado estadual Walber Virgulino (Patriota). Enquanto a reunião acontecia, um grupo de militares ficou reunido na Praça da Independência, com plano de seguir até o Palácio do Governo.

O governador João Azevêdo tem criticado o que chama de oportunismo no protesto dos policiais e bombeiros. “Não aceitamos, de forma nenhuma, que alguma categoria seja usada por alguns para se promover.”

“Quem modificou esse sistema de aposentadoria foi a lei 13.954, enviada pelo presidente Jair Bolsonaro em 2019 e aprovada no Congresso Nacional, que em seu artigo 25 diz que o militar se aposenta, ou seja, o militar vai para reserva com os proventos que ganha no posto da ativa que ocupa, ou seja, um capitão se aposenta com os proventos de capitão; se é tenente-coronel, se aposenta com o proventos de tenente coronel e assim sucessivamente com todas as patentes”, esclareceu.

Ainda segundo João Azevêdo, vão ser discutidas “soluções para os problemas que não foram causados por esse governo porque a questão é a Bolsa Desempenho, que não é incorporada ao salário. A Bolsa Desempenho é elemento de gestão. O Governo do Estado está aberto a encontrar esse caminho como já fez no começo de 2019”.