Covid-19, Notícias, Paraíba

Secretário de Saúde da Paraíba testa positivo pra Covid-19

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, testou positivo para Covid-19. O exame foi feito nesta terça-feira (18) e o resultado divulgado em um aplicativo de mensagens.  Ele apresenta sintomas leves e passa bem.

A pandemia vem piorando na Paraíba desde a transmissão comunitária da variante Ômicron. A taxa de transmissão está em 4,99%. Significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para 499 outras pessoas.

Até esta segunda-feira (17), 408 novos casos foram registrados, sendo 17 (4,17%) moderados ou graves e 391 (95,83%)  leves. Também forma confirmadas duas mortes de mulheres, com 70 e 80 anos, residentes dos municípios de Itaporanga e João Pessoa. Hipertensão e diabetes foram as comorbidades identificadas.

A Paraíba totaliza 468.652 casos confirmados da doença e 9.617 mortes. Até o momento, 1.268.152 testes para diagnóstico da Covid-19 foram realizados.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 24%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 31%. Em Campina Grande, estão ocupados 14% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 44% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 13 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 137 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Novas regras de quarenta

O Ministério da Saúde decidiu reduzir de dez para sete dias o período recomendado de isolamento para pacientes com covid-19. Segundo a atualização do guia de vigilância epidemiológica para a covid-19 da pasta, caso não haja mais sintomas no sétimo dia, a pessoa pode sair do isolamento.

Existe ainda uma possibilidade de encurtar ainda mais o tempo de isolamento. Caso no quinto dia o paciente não tenha mais nenhum sintoma respiratório, não apresente febre e esteja há 24 horas sem usar medicamento antitérmico, ele pode fazer um teste rápido de covid-19. Se o teste der negativo para o vírus, ele também está liberado.

Se, no entanto, o teste der positivo, o paciente deve aguardar até o fim dos dez dias de isolamento. Para quem chegou ao sétimo dia e ainda tiver com sintomas do vírus, a recomendação é manter o isolamento, no mínimo, até o décimo dia e sair apenas quando os sintomas acabarem.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, o Ministério da Saúde usou como parâmetro as medidas de isolamento aplicadas nos Estados Unidos e no Reino Unido. No primeiro, o isolamento termina após cinco dias caso não haja mais sintomas. No segundo, o tempo de isolamento é de sete dias, comprovado o fim da infecção com um teste negativo.