Eleições, Notícias, Política

Pesquisa Ipesp: se as eleições fossem hoje, Lula venceria a corrida presidencial em todos os cenários

A mais nova avaliação do governo Jair Bolsonaro mostra que mostra que 55% dos brasileiros considera a gestão péssima ou ruim. A Pesquisa é do Ipesp (Instituto de Pagamentos Especiais de São Paulo) e foi realizada nos dias 24 e 25 e trouxe outros dados: dos mil entrevistados ouvidos por telefone, 64% desaprovam a maneira como o presidente vem administrando o país, 29% aprovam.

O Ipesp também quis saber sobre a percepção da notícias sobre o governo Bolsonaro. Para a maioria, 58%, as notícias são mais desfavoráveis; para 28% elas nem são favoráveis, nem desfavoráveis. Apenas 8% as consideraram favoráveis.

No que se refere à economia, 65% dos entrevistados acham que o país está no caminho errado; 26% acreditam que está no caminho certo.

Quando o assunto é eleição e o interesse do eleitor pelo assunto, 65% tem muito ou algum interesse pelo assunto; 33% não se interessam ou se interessam pouco.

Na pesquisa espontânea sobre a corrida presidencial, o Ipesp perguntou: “Se a eleição fosse hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria para Presidente do Brasil?” Apenas quatro nomes foram mencionados. 55% votariam em Lula; 23% em Bolsonaro; Sérgio Moro e Ciro Gomes empataram, com 4%; João Dória foi mencionado por 1% dos entrevistados; 26% não souberam ou não responderam.

Na Pesquisa estimulada de intenção de voto para presidente, Lula foi mencionado por 44% dos entrevistados nos dois cenários colocados, um com e outro sem Sérgio Moro. Bolsonaro foi mencionado por 24% e 26% dos eleitores respectivamente. Veja os números:

Questionados em quem votariam com certeza, em quem poderiam votar e em quem não votariam de jeito nenhum, os entrevistados revelaram um alto grau de rejeição ou de desconhecimento aos nomes que pontuaram na pesquisa. Apenas um deles tem percentual de votação superior ao de rejeição: Lula. Ainda assim, 43% dos eleitores não votariam no petista.

Em caso de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, se as eleições fossem hoje o petista venceria o pleito com 54% dos votos. Se o adversário de Lula fosse Moro, a vantagem do ex-presidente cairia quatro pontos, com 3% dos entrevistados migrando para votos brancos/nulos/não votariam/sabem/não responderam. Lula ganharia em todos os cenários.

Sem o petista e em caso de um segundo turno entre Bolsonaro e Ciro Gomes, o candidato do PDT venceria o pleito com 45% dos votos. Se o adversário do atual presidente fosse João Dória, o tucano teria 42% da preferência dos eleitores. Como Moro, Bolsonaro também perderia. O ex-ministro e ex-juiz foi citado por 35% dos entrevistados.

Outra pergunta feita pelo Ipesp: “Independente do seu voto, qual desses candidatos o(a) sr(a) acha que irá ganhar a eleição?”. Eis o resultado:

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-06408/2022 e foi feita por telefone, com eleitores a partir dos 16 anos, de todas as regiões do País, com cotas de sexo, idade e localidade, controle de instrução, renda e recall do voto. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo
de confiança de 95,5%.