Covid-19, Notícias, Saúde

Conselho Regional de Medicina constata alta ocupação de leitos no Clementino Fraga

Diante do aumento dos números de casos, óbitos e internações por covid-19, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) vai retomar as fiscalizações nos principais hospitais referência para a doença no estado. Esta semana, a equipe de fiscalização esteve no Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em João Pessoa, e constatou o aumento da ocupação de leitos covid: das 24 vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 18 estavam ocupadas; na enfermaria, dos 20 leitos existentes, 18 estavam com pacientes.

O CRM-PB também constatou que há disponibilidade de medicamentos, insumos em geral e Equipamentos de Proteção Individual (EPI).  O laboratório de análises clínicas está em funcionamento, além dos exames de ultrassonografia, endoscopia e broncoscopia. No entanto, tomografia e ecocardiograma estão indisponíveis e são realizados, quando necessário, no Hospital Metropolitano. Também foi verificado que havia dois médicos na enfermaria e dois médicos na UTI.

O diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, explicou que o Conselho voltará a visitar os hospitais referência no tratamento da covid para verificar e monitorar a ocupação dos leitos, a quantidade de medicamentos, insumos e EPIs, além do número de médicos. “Em 2020 e 2021 o CRM-PB visitou mais de 130 unidades de saúde de todo o estado para verificar como estavam o atendimento à população e as condições de trabalho dos médicos, propondo soluções aos gestores. Agora, com a volta do crescimento do número de casos, continuamos vigilantes”, afirmou Bruno Leandro.

Ele também acrescenta que o CRM-PB vem alertando a população e gestores sobre a necessidade de se cumprir as medidas sanitárias para diminuir a transmissibilidade do coronavírus no estado. A variante ômicron tem uma transmissibilidade maior e mais rápida. Temos que continuar seguindo as medidas de proteção, usando máscaras corretamente, higienizando as mãos e, principalmente, não participando de aglomerações. Os médicos, assim como os demais profissionais de saúde também estão adoecendo e estão exaustos. É preciso a colaboração de todos”, ressaltou o diretor de fiscalização.

Desde o início da pandemia, o CRM-PB vem realizando diversas ações para conter a pandemia e informar médicos e população. Foram promovidas capacitações para os médicos, realizadas visitas às unidades de saúde do estado, monitorados os casos de covid, apresentado soluções aos gestores e orientado a população.