Legislativo, Notícias, Paraíba, Política

Cabo Gilberto diz que vai acionar a justiça após confusão durante votação na ALPB

O deputado estadual Cabo Gilberto disse que vai acionar a justiça contra uma possível manobra do presidente da ALPB, deputado estadual Adriano Galdino (PSB) por ter encerrado antes do tempo a votação de uma emenda que beneficiária os militares estaduais. Na última quinta-feira (10), Galdino deu voto de minerva contrário à emenda apresentada pelo cabo Gilberto (PSL), que tratava da promoção e ascensão de praças da Polícia Militar e Bombeiro Militar.

Cabo Gilberto gravou um vídeo mostrando todo o processo de votação e afirmando que tem provas inquestionáveis da manobra do presidente da casa. para Gilberto, Galdino “tem  agido de forma para defender o governador João Azevêdo e esquecido que é o presidente de um poder independente e não líder do governo na ALPB”. O parlamentar alega o artigo 184 do regimento interno da ALPB.

O entrave seria a mudança de voto do deputado galego se Souza, que em princípio teria votado contra a emenda, deixando a votação empatada, em 16 pontos para os dois lados. Em seguida, Galego de Souza diz que quer mudar o voto, quando Galdino encerra a votação, com o próprio voto de minerva, rejeitando a emenda de Cabo Gilberto. Além disso, no vídeo, Gilberto ainda afirma que houve uma votação irregular, da deputada estadual Poliana Dutra. No momento em que a Deputada Camila cobra o encerramento da votação, o presidente diz que a Dep. Polyana votou no grupo de trabalho do WhatsApp dos 36 deputados. Camila Toscano ainda alega que não é possível votar pelo APP. No entanto, o voto é computado pela casa.

Por causa desse desentendimento, Cabo Gilberto disse que vai entrar com uma ação, no Tribunal de Justiça da Paraíba para que avalie a situação.

O presidente da Casa, Adriano Galdino que a emenda apresentada por Gilberto é inconstitucional. “Ele sabe que é inconstitucional. O parlamentar não pode apresentar emendas que gerem despesas para o Executivo. Se a emenda fosse aprovada, o governador teria obrigação de vetá-la sob pena de estar praticando irregularidade. Isso é praxe, é o básico, é o ABC do Legislativo. O cabo sabe disso, no entanto, ele queria jogar a tropa contra o governo”, finalizou. Galdino disse ainda que os policiais estão enganados, através de fake news, do deputado. “Ele tem a capacidade de enrolar e criar fake news.

veja o vídeo