João Pessoa Sustentável

Prefeitura recebe levantamento preliminar do Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa

A Prefeitura de João Pessoa recebeu, nesta quarta-feira (16), os primeiros resultados do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Pegada Hídrica, levantamento para irá subsidiar a elaboração do Plano de Ação Climática da cidade. O documento foi apresentado durante reunião de representantes da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável (UEP), da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e do Comitê de Mudanças Climáticas (Comclim) com a WayCarbon e ICLEI, empresas responsáveis pela elaboração do Plano.

“A ideia da empresa foi apresentar toda metodologia utilizada e o levantamento dos resultados preliminares para o inventário de gás de efeito estufa da cidade. Os resultados serão discutidos e consolidados ainda”, explicou Caio Mário, coordenador de Aspectos Urbanos do Programa.

Com esses dados, será possível pensar medidas de mitigação dos gases poluentes, prevenir e combater os efeitos prejudiciais do aquecimento global, além de traçar um roteiro de descarbonização da economia para criação de empregos, inovação e melhoria da qualidade de vida do cidadão.

O Plano de Ação Climática tem o objetivo de neutralizar a emissão de carbono na cidade a partir da elaboração de projeções para os anos de 2030 e 2050, além de preparar e adaptar a cidade para os efeitos da crise climática a partir de projeções que observam a vulnerabilidade da cidade aos riscos da mudança do clima até o ano de 2100.

Iniciado em novembro de 2021, o processo de desenvolvimento do Plano terá 18 meses de duração. “Essa é uma importante ferramenta para a implementação de políticas públicas no município. Apenas com um bom diagnóstico da atual realidade será possível planejar um futuro sustentável para a cidade. O próximo passo é trabalhar na revisão desses dados para, em breve, divulgamos para toda a população”, afirmou Janduí Júnior, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Mudanças Climáticas (NEMC) da Semam.

Comitê – As secretarias municipais que integram o Comitê de Mudanças Climáticas de João Pessoa são: Meio Ambiente (Semam), Habitação Social (Semhab), Ciência e Tecnologia (Secitec), Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Receita Municipal (Serem), Desenvolvimento e Trabalho (Sedest), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Procuradoria Geral do Município (Progem) e Defesa Civil.

João Pessoa Sustentável – o Programa está previsto para ser executado até 2024 e foi feito com base no diagnóstico dos problemas da cidade. Por isso mesmo, traz soluções para o enfrentamento de cada um deles de modo que a capital paraibana cresça de forma planejada, combatendo as desigualdades, otimizando o uso do solo e a competitividade da economia. Há uma série de ações essenciais, 60 ao todo, com um investimento total superior a R$ 1 bilhão. Metade dos recursos é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).