Mundo, Notícias

Afetados pela guerra na Ucrânia, paraibanos tentam retornar ao Brasil

Cristian, ex-atacante do Belo, que atua no Zorya, tenta sair da Ucrânia, país afetado por uma guerra contra a Rússia, desde a semana passada. Ao lado da esposa e do filho de um deles, e de outros jogadores, eles tentam sair do país. Apesar de não ser paraibano, outros cidadãos nascidos na Paraíba, e que também são jogadores de futebol, podem estar na mesma no país.

Ontem, o governo da Paraíba informou que estima que entre os 400 brasileiros na Ucrânia, existam pelo menos 16 paraibanos. São professores, jornalistas, jogadores de futebol, empresários, funcionários na área de tecnologia e profissionais liberais.

Segundo o Secretário de Representação da Paraíba, Adauto Fernandes, houve uma reunião entre a embaixada da Ucrânia no Brasil e o Itamaraty, quando foi confirmado que a Força Aérea do Brasil disponibilizou dois aviões para que brasileiros sejam repatriados.

O país do leste europeu foi invadido por tropas militares russas.
Segundo Adauto Fernandes, ainda não é possível saber o número exato de paraibanos, mas eles devem acompanhar a comitiva brasileira para sair da Ucrânia, o que deve acontecer em aviões da força aérea brasileira.

“Segundo orientação do governador João Azevedo estamos em contato permanentemente com os setores consulares do Brasil na Ucrânia, e a embaixada da Ucrânia do Brasil”, disse o secretário Adauto Fernandes.

Adauto acrescentou ainda que o governo brasileiro ainda deve apresentar o plano estratégico para repatriar esses paraibanos e brasileiros que estão lá, boa parte na divisa com a Romênia.
As informações são enviadas pelos próprios brasileiros que estão nessa cruzada para atravessar a fronteira com a Romênia. Ainda não há confirmação de que os paraibanos estão nesse grupo.