Opinião

Rússia e Ucrânia: a quem serve o conflito?

Por David Soares

Vladimir Putin e seu governo são de esquerda? Não. Na verdade são nacionalistas. O seu partido, o Rússia Unida, é de direita. O Partido Comunista da Federação Russa (PCRF) é o seu principal opositor. Aliás, o PCRF que é contra Putin na política interna, apoia sua atuação na política externa. Mas, isto é motivo para outro post.
.
Como nacionalista de direita, Putin atua a partir de conceito de nação e não de classe social. Em discurso recente, comentando o conflito militar com a Ucrânia, o próprio Putin deixou evidente a sua distância da tradição comunista russa. Para ele, o estabelecimento da Ucrânia como país é resultado da política Bolchevique e a Ucrânia pode ser chamada pelo nome de Vladimir Ilyich Ulianov, o Lênin, seu autor e aquiteto, segundo afirmou.
.
Não é verdade que os bolcheviques tenham criado a Ucrânia, mas é verdade que a política defendida por Lênin era a da autodeterminação dos povos, inclusive dos ucranianos. É sob o governo de Lênin na URSS que a Ucrânia se vê como um país pela primeira vez. Este processo teve significativos recuos na era Stalin. A este respeito, recomendamos o episódio 251 do podcast Chutando a Escada.
.
Mas, por que há pessoas de esquerda que compreendem ou mesmo apoiam a ação de Putin na Ucrânia? Há muita diversidade de opiniões que não conseguiremos resumir neste espaço.Há os que indicam que as origens do conflito está no imperialismo estadunidense e na consequente expansão da OTAN para o Leste. Outros se colocam contra o Putin, compreendendo e concordando com o mérito de seus argumentos, mas discordando a ação militar.
.
Em um conflito desta natureza são as pessoas da classe trabalhadora as que mais sofrem. E geralmente, são as únicas a serem vitimadas. Neste momento, as condições concretas para a paz passam pelo recuo da OTAN e o compromisso da Ucrânia de não fazer parte desta Organização.
.
Não se trata de justificar Putin, mas de identificar as origens deste conflito. Não dá para papaguear o que diz a Casa Branca, como faz a quase totalidade da imprensa comercial brasileira, escondendo outros interesses. Como dizemos reproduzindo Brecht, “pergunte sempre a cada ideia: a quem serves?”
.
David Soares de Souza é colunista do Política por Elas
@leitura_politica
Imagem: Gulf News