Legislativo, Notícias

Veja como fica a distribuição de partidos na AL, com a abertura da janela partidária

Começou a abertura da janela partidária.

Na prática, o troca troca de partido, sem o risco de perda de mandatos políticos, na chamada infidelidade partidária.

Aqui na Paraíba, dois fatos incidem nessa necessidade de mudança. O primeiro deles, a necessidade de formar o coeficiente eleitoral, com a formação da ‘cauda partidária’ e o segundo, a formação de blocos de apoios para as eleições estaduais principalmente.

Tanto na Assembleia Legislativa da Paraíba, quanto na Câmara dos Deputados, haverá um movimento de mudança.

Apenas os que estão no Senado não devem trocar de partido.

Na AL, a troca é encabeçada pelo presidente, Adriano Galdino, que deixa o PSB e  vai para o Republicanos, ponto estratégico para apoio à reeleição de João Azevêdo. Taciano Diniz sai do Avante e vai para o Republicanos. Júnior Araujo sai do Avante e ingressa no PSB.

Após não apoiar o MDB na candidatura de Veneziano, Raniery Paulino deixou a sigla e vai para o Republicanos, também fortalecer o projeto de reeleição de João. Paulino estuda a possibilidade de ser candidato a deputado federal.  Wilson Filho também deve ingressar no Republicanos, deixando o PTB.

Anderson Monteiro, PSC,   vai para o MDB. Com pretensões de uma vaga na Câmara Federal, Cabo Gilberto deixa o PSL e vai para o PL, partido do presidente Bolsonaro, para disputar o cargo de deputado federal. PL é o mesmo partido de Caio Roberto, que permanece na legenda.

Saem do PSB, na intenção de apoiar Veneziano (governo) e Ricardo Coutinho (senado), Cida Ramos, Estela Bezerra, que deve tentar uma caga na federal e Jeová Campos, que tem afirmado que não vai enfrentar disputa.

Dr. Érico deve sair do Cidadania e ingressar no MDB. Eduardo Carneiro sai do PRTB e vai para o PROS.

o prazo para a troca de partido vai até dia 1 de abril. Alguns parlamentares ainda se aproveitam desse tempo para estudar as estratégias de mudança. É o caso de Bosco Carneiro (Cidadania), Branco Mendes (Podemos), Doda de Tião (PTB), Edmilson Soares (Podemos), Felipe Leitão (Avante), João Gonçalves (Podemos) e Moacir Rodrigues (PSL).

Os que afirmam que não vão deixar as legendas são: Buba Germano (PSB), Galego de Sousa (Progressistas), Hervázio Bezerra (PSB), Pollyana Dutra (PSB), Ricardo Barbosa (PSB) e Inácio Falcão – PC do B.