Covid-19, João Pessoa, Notícias

USFs passam a ser referência para vacinas de rotina e da Covid-19 em João Pessoa

Como o objetivo de ampliar e facilitar o acesso a imunização contra a Covid-19, a Prefeitura de João Pessoa passa a oferecer, diariamente, todas as doses do esquema vacinal nas unidades de saúde da família (USF). Paralelo a esse serviço, também permanece nesses locais a oferta das vacinas de rotina. A medida passou a valer a partir desta segunda-feira (7). Para conferir os endereços das USFs acesse o link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/USF-DADOS-GERAIS-1-1-mesclado.pdf

“Essa já era uma perspectiva prevista e desejada por nós que trabalhamos com a assistência à saúde. Pensamos na facilidade, na comodidade, na assistência e, principalmente, o fator da oferta. Estamos sendo abastecidos com as doses da vacina pelo Governo Federal e conseguirmos ampliar para os serviços disponíveis e mais próximo do usuário”, explicou Alline Grisi, diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura.

Além das USFs, a vacina contra a Covid-19 também é oferecida no Centro Municipal de Imunizações (Torre), policlínicas municipais (Mandacaru, Cristo e Mangabeira) e no Mangabeira Shopping.

Para receber as doses da vacina, apenas as crianças entre 5 e 11 não precisam realizar agendamento. Mas é preciso apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS ou CPF, e comprovante de residência em João Pessoa. “Ainda para esse grupo, no caso de comorbidades ou deficiências, é importante apresentar laudo ou declaração médica que comprovem a doença”, orientou a diretora.

Estão disponíveis também primeiras doses para o público 12+, além de segundas doses da Coronavac (28 dias após a primeira dose), Pfizer (60 dias), Astrazeneca (90 dias) e Janssen. Pode tomar a terceira dose a população com idade a partir de 18 anos (120 dias após a segunda dose), imunossuprimidos (28 dias) e os trabalhadores de saúde (120 dias). A aplicação da quarta dose é destinada para os indivíduos imunossuprimidos que tenham recebido a terceira dose há, pelo menos, 120 dias.

Agendamento – Todos os públicos a partir dos 12 anos – exceto os que optarem pelo posto do Mangabeira Shopping: drive-thru (8h às 22h) ou pedestres (18h às 22h) –, devem realizar o agendamento nas plataformas da Prefeitura de João Pessoa: pelo aplicativo Vacina João Pessoa ou site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. As vagas são abertas sempre às 19h do dia anterior.

Mais informações – No caso de dúvidas ou para mais informações, a Prefeitura disponibiliza dois números de contato para auxiliar os cidadãos que estão com dificuldades para realizar cadastro, agendar vacinação ou outras dúvidas relacionadas ao aplicativo Vacina JP. Nesses casos, a população pode ligar ou enviar mensagens via WhatsApp para os números: (83) 98600-4815 ou (83) 98699-2917. O horário de atendimento desse serviço é de segunda a sábado, das 8h às 19h. Outra forma de contato é através do endereço de e-mail: [email protected]

Documentação exigida – Para receber a primeira dose da vacina a partir dos 12 anos, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2 e D3, é necessário o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e imunossuprimidos.

No caso da terceira dose para os trabalhadores da saúde, eles devem apresentar um documento de identificação original com foto e documentação comprobatória de vínculo em estabelecimento de saúde de João Pessoa, que pode ser carteira de trabalho, contracheque ou declaração do estabelecimento de saúde. Os profissionais também deverão apresentar a carteira do respectivo conselho. Vale destacar que a cópia da documentação comprobatória deverá ficar retida no ponto de vacinação para fins de controle dos órgãos fiscalizadores.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta os imunossuprimidos sobre a necessidade de apresentação de laudo médico, que ficará retido no local a fins de comprovação.

Postos de vacinação:

Crianças de 5 a 11 anos (sem agendamento)
1ª dose: Coronavac e Pfizer
2ª dose: Coronavac (28 dias)

Locais:
– Todas as salas de vacinas nas USFs – 8h às 11h (com exceção das USFs Cruz das Armas IV, Alto do Mateus I, Rangel I, Rosa de Fátima, Roger III, Alto do Céu II, Tito Silva e Bessa)
– Centro Municipal de Imunizações (Torre) – 8h às 16h
– Policlínicas (Mandacaru, Cristo e Mangabeira) – 8h às 16h
– Mangabeira Shopping – 8h às 16h

1ª dose: 12+
2ª dose: Coronavac (28 dias) e Pfizer (60 dias)
3ª dose: 18+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)
4ª dose: imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)

Locais com agendamento:
– Todas as salas de vacinas nas USFs – 8h às 11h (com exceção das USFs Cruz das Armas IV, Alto do Mateus I, Rangel I, Rosa de Fátima, Roger III, Alto do Céu II, Tito Silva e Bessa)
– Centro Municipal de Imunizações (Torre) – 8h às 16h
– Policlínicas (Mandacaru, Cristo e Mangabeira) – 8h às 16h

Local sem agendamento:
– Mangabeira Shopping (drive) – 8h às 22h
– Mangabeira Shopping (pedestres) – 18h às 22h- Mangabeira Shopping