Negócios

Mulheres e jornadas: histórias inspiram pela força, dedicação, determinação e resiliência na jornada de cada uma das mulheres

Líderes inspiradoras e exemplos de dedicação e competência, mesmo conciliando diversas jornadas duplas e muitas responsabilidades. Assim são as mulheres que mostram, como criatividade, visão e coragem, permitem tirar a ideia do papel e construir negócios de sucesso em diferentes segmentos do mercado.

Em comum, elas têm determinação de sobra e investiram pesado na profissionalização dos seus produtos e serviços para conquistar e inovar o mercado onde atuam. Trilhando caminhos marcados pelo trabalho árduo e pela busca por conhecimento, elas são exemplos para outras mulheres e suas trajetórias estão cheias de ensinamentos valiosos.

Neste mês da mulher, conheça cinco empreendedoras que se destacam em suas áreas e que trazem consigo histórias de vida com muitas conquistas e superações. Uma delas é a professora Aldimar Wanderley, fundadora e diretora do Colégio Primeiro Mundo, em João Pessoa. Ela é um exemplo de que, quando se tem um sonho, é possível realizá-lo, mesmo que, para isso, seja preciso se desdobrar para dar conta de todas as obrigações.

Movida por desafios, Aldimar conciliou o curso de Enfermagem pela manhã, o trabalho como professora à tarde e o estágio à noite, sempre em busca de se aperfeiçoar cada vez mais. “O amor por lecionar fez com que eu fundasse uma escola com uma amiga em 1982. A partir daí, me tornei também diretora e motorista de transporte escolar ao mesmo tempo em que cursava Enfermagem e estagiava em uma policlínica. São 40 anos me dedicando ao ensino e realizando sonhos”, conta.

Assim como Aldimar, Luciana Amaro também tem vocação empreendedora. Desde o início da carreira, a brasiliense decidiu empreender como sócia da mãe em um ateliê de bolsas femininas. “Trabalhávamos apenas com couro de primeira linha. Na época, eu era responsável por toda parte administrativa e pelos canais de comunicação da marca, enquanto minha mãe seguia na parte criativa e na produção das bolsas”, detalha Luciana.

 

Mas Luciana queria alçar voos maiores. Apaixonada por chás, ela ousou e se tornou franqueada da maior rede de chás gourmet do Brasil, a Tea Shop. Há quatro meses, ela abriu a primeira loja em João Pessoa – um mercado ainda a ser descoberto em relação ao consumo da bebida milenar. Luciana é otimista, e a loja já é sucesso no Cabo Branco, frequentada por turistas e pessoenses.

Empreendedorismo nas veias – Chocolates, pães especiais, empreendedorismo feminino e igualdade social norteiam vida da empresária paraibana Marcela Fujiy. Com mais de 15 anos imersa no meio empreendedor, Marcela coleciona conquistas, cases de sucesso e muito aprendizado à frente das franquias Kopenhagen Manaíra e Cabo Branco, da aceleradora de negócios femininos BeLabs e da sua mais nova sociedade, a padaria artesanal “Farina In Natura”, também no Cabo Branco. Atualmente, Marcela faz parte do Conselho Nacional da Kopenhagen, pela visão e pela força de trabalho frente à franquia.

Nascida em uma família de empresários, Marcela conta que o empreendedorismo é algo natural em sua vida, desde pequena. “Meus pais sempre empreenderam. Foram para São Paulo vender renda do Ceará, meu pai vendia saca de algodão para estocar açúcar, abriram uma papelaria, e hoje são proprietários de um hotel de luxo em Campina Grande. E eu sempre estive junto com eles, aprendendo e participando dos negócios. Então, encarei o empreendedorismo como fonte de renda e forma de vida”, relata. Marcela é referência na região Nordeste como líder, altamente engajada nas causas femininas como equidade de gêneros e força feminina nos negócios – e é sempre convidada para compartilhar sua história em diversos estados brasileiros.

Também com iniciativas criativas e inovadoras que impactam positivamente a região Nordeste, Marina Sá é fundadora da Cantaloupe, agência criativa que realiza projetos voltados para gastronomia e turismo.

Marina é formada em Direito, com MBA em Business pela University Of Califórnia e atualmente cursa MBA de Marketing pela USP. Essa paixão a fez criar a empresa, que realiza diversos eventos voltados ao setor, sempre valorizando o regional, como o Prove Paraíba, o Terroá e a versão local da Restaurant Week. “Pra mim, a gastronomia é uma forma de expressão cultural e afetiva e a maior ferramenta de integração que existe. Eu amo viajar e poder compreender um lugar por meio da comida é a minha fonte de inspiração”, conta Marina.

Paixão também é o que move a advogada Natália Alves. Em 2014, ingressou no time da Miná Advocacia. Na época, o escritório atuava apenas na área corporativa, e a especialista chegou para atuar à frente da pasta de Direito Penal. As demandas foram crescendo e, em 2020, para poder traçar melhores estratégias de crimes na esfera de Direito Penal Tributário, foi convidada para ingressar como sócia do escritório, que passou a se chamar de Miná & Alves Advocacia.

Com uma história de vida de muita luta e estudo, Natália se tornou advogada criminalista de muito destaque em todo o Brasil. Ela é vice-presidente Estadual da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, diretora nacional da ABRACRIM Mulher e especialista em Direito Penal Econômico pela FGV. “O senso de justiça corre nas minhas veias, desde antes da faculdade. Quando eu consigo, pela luta pelo Direito, pela força do nosso trabalho e pela efetivação da Justiça, eu consigo compreender verdadeiramente que essa é a minha missão”, relata Natália.