Educação, Notícias

IFPB pode eleger a primeira reitora da história

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) viverá mais um momento histórico nos dias 06 de abril do corrente ano, quando escolherá, democraticamente, seu próximo gestor ou gestora geral para o quadriênio 2022-2026. A eleição poderá ocorrer em dois turnos, sendo o provável segundo turno no dia 13 de abril. A eleição para reitor/reitora ocorrerá  juntamente com a escolha dos Diretores Gerais de 16 dos 22 campi existentes no estado da Paraíba.

No IFPB, diferentemente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), não há lista tríplice, sendo a eleição fundamentada no decreto 6986/2009, que objetiva regulamentar os arts. 11, 12 e 13 da Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para disciplinar o processo de escolha de dirigentes no âmbito destes Institutos. Diz o Art. 1 do decreto: “O processo de consulta será finalizado com a escolha de um único candidato para cada cargo, considerando-se o peso da participação de cada segmento representado, de acordo com o disposto no art. 9°, em relação ao total do universo consultado”. 

Concorrem ao cargo máximo da instituição a professora Mary Roberta Marinho – professora e atual pró-reitora de ensino, e os professores Denis Barros e Marcus Damião. Cabe ressaltar que a professora Mary Roberta Marinho é a primeira mulher a disputar o referido cargo na instituição que tem 112 anos de existência. Em sendo eleita, ela será a primeira mulher reitora do IFPB, o que representaria uma conquista histórica na luta pela representatividade feminina. 

Segundo o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), a gestão eleita no órgão para 2022 possui quatro reitoras e já são 15 mulheres à frente de Institutos Federais em todo o Brasil. Segundo site do Ministério da Educação e Cultura (MEC),  em 2019 havia 38 Institutos Federais, 02 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e o Colégio Pedro II. Considerando os respectivos campi associados a estas instituições federais, tem-se ao todo 661 unidades distribuídas entre as 27 unidades federadas do país.