Notícias, Pandemia

Prefeitura de Bayeux desobriga o uso de máscaras em espaços abertos

O uso da máscara já não é mais obrigatório em Bayeux, na grande João Pessoa, a partir desta quinta-feira (10). A medida foi anunciada pela prefeita, Luciene Gomes (PDT).

Os detalhes do novo decreto estão no Diário Oficial do Município. A recomendação do uso da máscara permanece para pessoas com baixa imunidade ou algum problema médico, mas sem a obrigação. Em ambientes fechados, no transporte público e dentro das escolas, porém, não há flexibilização: o uso permanece obrigatório.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Bayeux, a cidade segue em queda de casos e mortes por Covid-19, o que estimula a flexibilização. O município, segundo o Boletim Epidemiológico, segue avançando na aplicação das vacinas. Mais de 72 mil pessoas já foram vacinadas com a primeira dose e 61 mil com duas doses ou dose única.

No Brasil alguns estados já desobrigaram o uso de máscaras, a exemplo de São Paulo. Na Paraíba, Cabedelo, Campina Grande e Princesa Isabel já anunciaram o fim do uso obrigatório para os próximos dias. A prefeitura de João Pessoa estuda essa possibilidade com base nos índices epidemiológicos.

O Governo do Paraíba mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos, mas já flexibilizou medidas sanitárias, com liberação de 100% de público nos ambientes de bares e restaurantes e igrejas.