Notícias, Saúde

Pacientes do Hospital Napoleão Laureano passam por cirurgias de mama com ajuda de médicos voluntarios

Depois de dois anos sem acontecer, o Hospital Napoleão Laureano (HNL) retoma a realização do Dia da Boa Vontade, iniciativa para ofertar reconstrução mamária para mulheres que foram vítimas do câncer. A 8ª edição do evento acontece durante toda essa sexta-feira (25) e conta com a participação de mais de 35 cirurgiões plásticos voluntários de vários estados do Brasil e até dos Estados Unidos da América (EUA).

O Dia da Boa Vontade é um evento que vem sendo realizado desde 2013 pelo HNL, quando cirurgiões plásticos com expertise em reconstrução mamária vem à Paraíba para realizarem, de forma gratuita, cirurgias em pacientes que foram acometidas com câncer de mama. Este ano, vão participar médicos do Ceará, Pernambuco, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Além da participação do médico Marco Maricevich que é professor na Universidade de Houston, no Texas (EUA).

De acordo com o médico idealizador desse mutirão de solidariedade, o cirurgião plástico Péricles Serafim, o evento surgiu há nove anos, quando ele era diretor geral do HNL e resolveu convidar seus amigos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para um dia de doação a quem mais precisa. “Nesta quinta, vamos reunir aqui no Hospital Napoleão Laureano os grandes nomes da área de reconstrução mamária do Brasil. Médicos com expertise em cirurgias de mama, com doutorado na área e autores de livros sobre o assunto”, declara o coordenador dos serviços de cirurgia plástica do HNL.

A última edição do Dia da Boa Vontade foi em 2019, que em face da pandemia deixou de ser realizado em 2020 e 2021. Todas as mulheres selecionadas são do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidas no HNL. As pacientes tomaram as três doses da vacina contra a covid-19 e estão com testes negativados.

Para o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Lucena Filho, o Dia da Boa Vontade é uma ação que já faz parte do calendário anual do hospital. Sobretudo porque revigora a vontade de viver das mulheres que foram vítimas do câncer. “A gente fica muito grato a todos esses profissionais da medicina que saem de seus estados, deixam suas clínicas particulares, para virem operar de forma gratuita. Isso é um grande exemplo de altruísmo para todos nós”, destaca.

Vale ressaltar que os médicos participantes vieram a João Pessoa com seus próprios recursos financeiros. Uma atitude que promove a saúde e a autoestima de mulheres que por anos foram acometidas com o câncer, mas que agora retomarão seus cotidianos com seus corpos reestabelecidos.

Além de estrutura e suprimentos ofertados pelo Hospital Napoleão Laureano, o Dia da Boa Vontade também conta o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) e da empresa Motiva implantes que doou as próteses usadas na reconstrução mamária das pacientes.

Todos os anos, na véspera das cirurgias acontece o Simpósio REC MAMA, em que os médicos voluntários e residentes de cirurgia plástica discutem as técnicas e as novidades científicas que serão adotadas nos procedimentos cirúrgicos. O evento ocorreu durante toda a quinta-feira (24), no Centro de Estudos Mario Kroeff (CEMAK) do HNL.

Sobre o Simpósio

O simpósio REC Mama João Pessoa 2022 também está em sua 8ª edição. Os médicos visitantes e os que fazem parte do corpo clínico do Hospital Napoleão Laureano, estiveram expondo seus estudos sobre o tema: reconstrução mamária. “Foi um dia de muita troca de conhecimentos, em que discutirmos os casos das pacientes selecionadas para o Dia da Boa Vontade”, explica o cirurgião plástico Péricles Serafim.

Desde a primeira edição do Dia da Boa Vontade, em 2013, que o HNL realiza esse simpósio um dia antes dos procedimentos. Uma forma de auxiliar todos os profissionais envolvidos no mutirão a conhecerem os diversos casos de reconstrução mamária.