Notícias, Paraíba, Turismo

PBTur apoia lançamento do Plano Estratégico de Turismo de Araruna

Uma série de atividades neste sábado (26) marcará o lançamento do Plano Estratégico de Turismo da cidade de Araruna, no Curimataú da Paraíba. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Araruna, contará com mesas-redondas, palestras, degustação de comida e bebida típicas, apresentação folclórica e exposição de artesanato.

O prefeito de Araruna, Vital Costa, abre a programação, às  9h. Em seguida, ocorre a primeira mesa redonda que vai debater o tema “Turismo, Gestão e Empreendedorismo”, com moderação de Renata Câmara, do Sebrae da Paraíba, e participação do prefeito e empreendedores locais. À tarde, haverá palestras sobre “Formação de condutores e guias de turismo”, com Francisco Jackson Fausto; e outra sobre “Os Caminhos dos Ararunas”, com Ricardo Câmara, do Fórum de Turismo do Curimataú e Seridó.

Ainda à tarde , a partir das 13h, haverá uma nova mesa redonda para debater “O Turismo de Aventura e Meio Ambiente, Desafios e Perspectivas para Araruna”, com Rogério Ferreira, como moderador, e a participação da presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino; Alessandra Lontra, da Secretaria Estadual de Turismo; Marcelo Cavalcanti, da Sudema, e expositores. No encerramento das atividades, haverá exposição de artesanato e encontro de sanfoneiros.

A programação prevê, ainda no sábado à noite, uma palestra da gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae da Paraíba, Regina Amorim, que abordará o tema “Turismo Criativo e Colaborativo”, e o lançamento oficial do Plano Estratégico de Turismo de Araruna, com a apresentação de um vídeo e coletiva de imprensa.

No encerramento das atividades, haverá degustação de comida regional e um show especial de Neco Lobão e banda, paralelamente à exposição de artesanato.

Plano Estratégico de Turismo de Araruna – o projeto foi elaborado por meio de uma parceria entre o Sebrae Paraíba e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo. O documento traz um diagnóstico sobre as potencialidades turísticas do município, detalhando de maneira técnica os pontos fortes e as fragilidades que necessitam de correções. Entre os pontos fortes identificados estão o surgimento de novos produtos e empreendimentos, a presença de condutores e empresas que oferecem serviços de turismo e um ecossistema diverso, com empreendimentos estruturados de alimentação e hospedagem. Dessa forma, existem oportunidades relacionadas ao aumento da demanda turística, crescimento do turismo doméstico e viagens de curta duração e aumento do interesse pelo turismo de experiência.

Para Ruth Avelino, o Plano Estratégico de Araruna fortalece não apenas o município mas toda a região, abrindo uma nova perspectiva de ações conjuntas com o trade turístico local e uma política pública mais direcionada às atividades do Turismo, criando a possibilidade de gerar mais empregos e renda. Para fortalecer a divulgação do Plano e do destino, a PBTur estará levando para a Araruna no sábado, um fampress com jornalistas paraibanos que atuam em vários veículos de comunicação, blogs e sites. “É uma forma de fazer a divulgação espontânea dessa ótima iniciativa da Prefeitura, bem como de todas as belezas e atrativos de Araruna”. finalizou a gestora.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PBTUR

Fotos: Marco Pimentel / Pedra da Boca e Cannyon Macapá