Notícias, Paraíba, Saúde

Ex-secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros faz balanço da gestão: acabamos com a “fila da vergonha”

Depois de deixar o comando da Secretaria de Saúde da Paraíba na última semana, o médico Geraldo Medeiros fez uma balanço das atividades à frente da pasta. Segundo ele, sua “missão social” está “cumprida”. As ações incluem a regularização da situação dos chamados codificados e o fim das relações com Organizações Sociais que administravam Hospitais da Paraíba: “Extinguimos as OS (Organizações Sociais) da Saúde do estado da Paraíba; Extinguimos os 7000 codificados e os transformamos em prestadores de serviços com todos os direitos que há 20 anos não eram contemplados”, escreveu.

Geraldo Medeiros também enfatizou o trabalho realizado na condução da pandemia da Covid-19. A Paraíba está entre os quatro estados do país que mais vacinaram e foi destaque nacional no retorno seguro das aulas presenciais. Ele listou: “Primeiro lugar no Brasil em índice de segurança no retorno às aulas presenciais; Nota máxima(10) atribuída pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) na condução da pandemia; Primeiro lugar no Brasil em índice de segurança no retorno às aulas presenciais através da realização de um amplo inquérito sorológico; Estamos entre os 4 entes federados a mais vacinar sua população”.

O agora ex-secretário fez ainda questão de citar os avanços da Saúde em outras áreas, como a “criação da Escola de Saúde Pública” e ampliação das vagas em residência médica, o “fortalecimento da saúde regionalizada” e o cumprimento “dos repasses das contrapartidas dos 223 municípios dos componentes de Samu, Farmácia básica e Upas”.

Segundo Medeiros, a Paraíba é “6º estado do Brasil que mais cresceu em doação de órgãos e tecidos e transplantes nos últimos 3 anos”. Ele comemorou ainda outros resultados: a criação do Grupo de Resgate Aeromédico da Paraíba (GRAME-PB), do Centro Estadual de Regulação Hospitalar (CERH), “com mais de 22.000 regulações em tempos de Pandemia e mais de 1.000 regulações já realizadas 30 dias após o início das atividades”, da rede materno-infantil, e as mais de 15 mil cirurgias eletivas pelo Programa Opera Paraíba, “acabando com a fila da vergonha”, afimrou.

Geraldo Medeiros segue na política partidária. Filiou-se ao PSB e vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.