Brasil, Notícias, Política

Alckmin é indicado pelo PSB para vice na chapa com Lula. PT precisa aprovar composição

Agora é oficial. O executiva do PSB aprovou e indicou nesta sexta-feira (8) o nome do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para vice-presidente na chapa de Lula (PT) nas eleições presidenciais deste ano: “Não temos qualquer dúvida de que é o companheiro Lula quem reúne as melhores condições para articular forças políticas amplas, capazes de dar à resistência democrática a envergadura que permitirá enfrentar e vencer o bolsonarismo”, diz trecho da carta entregue pelo PSB ao PT.

Geraldo Alckmin, ex-tucano, defendeu a união de forças para combater o bolsonarismo e fazer o país voltar a crescer:  “Aqui foi bem explicitado o momento grave que nós estamos vivendo, na realidade não é hora de terrorismo, é hora de generosidade, grandeza politica, desprendimento e união. Política não é uma área de solitária, a força da política é centrípeta, nós vamos somar esforços aí pra reconstrução do nosso país”, afirmou.

Agora, a indicação do PSB precisa ser aprovada pelo PT. De acordo com Lula, que participou do evento ao lado de outros petistas, caso a chapa seja confirmada, o PSB vai participar da formatação do plano de governo. Ele endossou a fala de Alckmin e o falou da importância da unidade para recuperar o Brasil: “Importante saber que essa chapa, se ela for formalizada, não é só para disputar as eleições. Talvez ganhar as eleições seja mais fácil do que a tarefa de que teremos pela frente de recuperar esse país”, disse ele.

Alckmin e Lula já foram adversários e se enfrentaram no segundo turno da eleição presidencial em 2006. Agora, ambos ensaiam esse acordo e nesse processo de construção já foram vistos juntos outras vezes, a primeira no fim do ano passado, em um jantar organizado por grupo de advogados em São Paulo.