Política com pimenta

Discurso de ódio? Brother cita Hitler no BBB

Em tempos de guerra, avanços autoritários e tirania contra diferentes povos, a apologia a um dos maiores ditadores da história não pode ser naturalizada. O BBB Gustavo, declaradamente “hétero top”, como ele se define, igualou-se a Adolf Hitler na madrugada de 11 de abril:

“Quando Hitler dominou Paris, ele não dormiu em Paris?”, perguntou.

A analogia foi uma referência à dominação do território “inimigo”: o quarto Lollipop. Um outro participante, o Paulo André, reagiu:

“Que loucura, que comparação!”, disse ele.

Fora das telas, na arena do Twitter, repercussão instantânea:

Gustavo cita Hitler incentivando a invasão ao lollipop mas tudo bem né depois dirá q fez só uma analogia,q as pessoas distorcem e blablabla o culto a macholândia votará p/Natalia sair pq ela é ‘insuportável’ e bebe d+ nas festas(mulher ñ pode) os machos podem tudo no #bbb22“, comentou uma internauta.

“Essa noite Gustavo se comparou a Hitler qdo tomou o lollipop!! Isso é uma barbaridade!! Nao podemos admitir isso!!”, disse outra.

Estão certíssimas! Não foi ato falho. O paranaense de 31 anos, não citaria Hitler se com ele não se identificasse. Gustavo enxerga a adversária como inimiga que precisa ser exterminada.

Muitos se identificarão com o “hétero top” e com o caldo da violência em seu discurso; outros tantos diminuirão o peso de suas falas. “Bobagem”, dirão, o que só revela o extremo da falta de empatia com o outro e a persistência de uma cultura de ódio que segrega, asfixia e, em muitos casos, mata.

Cultura que se espalha pelo Brasil. Em janeiro passado o Fantástico mostrou o crescimento de 270% de grupos neonazistas no país em 2 anos. Há, de acordo com a antropóloga e pesquisadora Adriana Dias, cerca de 10 mil pessoas reunidas em 530 núcleos extremistas que alimentam discursos de ódio. Entre seus gurus, o ditador Hitler.

Gustavo, e sua “estratégia de guerra expansionista”, acabou por afirmar essa ideologia. Mais infeliz que a fala, porém, é o próprio emissor. Sem pudor, Gustavo mostrou sua cara e as ideias com que está alinhado. Ideias que não podem ser toleradas, nem de brincadeira!