João Pessoa

Prefeitura inicia a semana com mais 35 cirurgias do programa Opera João Pessoa

 

A Prefeitura de João Pessoa inicia a semana realizando mais 35 cirurgias do programa Opera João Pessoa. Os procedimentos serão realizados no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) nesta segunda-feira (18) e terça-feira (19) e serão contemplados pacientes de diversas especialidades médicas.

Para o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, este é mais um importante passo para zerar a fila de espera por cirurgias eletivas. “Começamos a realizar as cirurgias do programa Opera João Pessoa no último final de semana e, gradualmente, estamos aumentando o número de procedimentos realizados. Isso mostra a preocupação e o cuidado da gestão do prefeito Cícero Lucena com a saúde da população da Capital”, disse.

Durante os dois dias serão realizados procedimentos urológicos, torácicos, e pequenas cirurgias como cisto sebáceo, granuloma, lesão dermatológica, lipoma, nódulo cervical e retirada de sinais. A equipe do hospital já entrou em contato com todos os pacientes agendados para a confirmação dos procedimentos. No decorrer da semana, outras cirurgias deverão ser programadas.

 

Na primeira fase do programa, a Secretaria de Saúde de João Pessoa realizou um cadastro dos usuários da rede municipal que aguardavam por cirurgias eletivas. Para isso, equipes da Central de Regulação do Município visitaram unidades de saúde da família (USFs) dos bairros mais populosos da Capital para cadastrar as pessoas que necessitavam, fazendo os encaminhamentos necessários.

 

Opera JP – O programa Opera João Pessoa surgiu da necessidade de ampliação da oferta aos serviços de cirurgias eletivas, baseado na identificação da demanda reprimida e redução de filas de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos.

As áreas com maiores demandas são cirurgia geral, ginecologia, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia vascular e proctologia. Neste momento, não estão sendo contemplados os usuários que aguardam por cirurgias eletivas ortopédicas, uma vez que o Opera João Pessoa vai seguir um fluxo diferenciado para atendimento a esse público.