Legislativo, Notícias, Paraíba

Deputados aprovam proibição do uso de canudos de plástico. Paraíba é 12º estado do país a propor a mudança. Veja vídeo impressionante

Banir o consumo de canudos de plástico se estabeleceu como uma tendência praticamente irreversível desde 2018. Seguindo a tendência de outras casas legislativas, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, na sessão desta terça-feira (19), o Projeto de Lei 71/2019, de autoria do deputado Wilson Filho, que proíbe uso de canudos de plástico em bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais e similares no Estado. Com a aprovação do texto, a Paraíba se torna o 12º estado do país a propor a mudança.

O deputado argumentou a necessidade de preservação do meio ambiente e apresentou dados de uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas pelo Meio Ambiente onde cerca 4% de todo lixo descartado nos oceanos, ao redor do mundo, são canudos plásticos.

“Nosso objetivo é provocar uma transição cultural. É possível e é viável financeiramente, socialmente e culturalmente substituir o canudo de plástico por outro tipo de material. Este é um movimento que existe no mundo e no Brasil não é diferente”, afirmou o parlamentar. Wilson Filho ressalta que o projeto delega a fiscalização e aplicação de penalidades à Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

Além da Paraíba, os estados do Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Maranhão, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Amapá, Pernambuco, Sergipe, Amazonas, Ceará e o Distrito Federal.  Ainda em 2018, o tema foi proposto na Câmara Municipal de João Pessoa, mas

Longe de ser o principal problema quando o assunto é poluição por plásticos, o canudo funciona como uma “porta de entrada” para discussões mais profundas – e, por ser um item dispensável no consumo diário, pode ter um apelo mais significativo.

Os números impressionam: só nos Estados Unidos, mais de 500 milhões de canudos plásticos são utilizados diariamente, de acordo com uma pesquisa do governo. O Fórum Econômico Mundial relata a existência de 150 milhões de toneladas métricas de plásticos nos oceanos. Caso o consumo de plástico siga no mesmo ritmo de hoje, cientistas preveem que haverá mais plástico do que peixes no oceano até 2050.

Para quem ainda tem dúvida sobre o efeito danoso dos canudos á natureza é bom assistir ao vídeo.