Notícias, Paraíba

Veterinários lançam campanha contra atuação irregular da profissão

A chapa de oposição ‘Trabalho e Compromisso’, que disputa o comando do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), lançou uma campanha contra os práticos, que são pessoas que sem formação ou qualificação realizam procedimentos veterinários em animais. Os integrantes do bloco destacam que, além de por em risco a vida do animal, se expõe a sociedade a sérios problemas de saúde.

 Cecílio Martins, Veterinário

“O trabalho de atendimento de animais deve ser feito por quem estudou e se preparou para isso. Vamos lutar e atuar em parceria com os órgãos de controle para impedir a atuação dos práticos. Eles desempenham trabalhos que devem ser realizados por veterinários e zootecnistas e o CRMV-PB não atuou com afinco nesse debate. Quem exerce nosso trabalho sem a devida formação deve ser preso, pois é exercício ilegal da profissão”, disse o veterinário Cecílio Martins, candidato a presidente.

Somente veterinários e zootecnistas devidamente habilitados podem exercer as prerrogativas profissionais que as Leis Federais 5.517/1968 e 5.550/1968 determinam. Os atos praticados sem o devido conhecimento técnico necessário causam danos à população e aos próprios animais, inclusive maus-tratos, vedados pelo artigo 32 da Lei Federal 9.605/1998, além da Lei Sansão (nº 14.064/2020), que aumentou a pena contra maus-tratos, que vai de 2 a 5 anos de reclusão, multa e perda da guarda do animal.

Profissionais de todas as regiões do Estado compõem o grupo de oposição e a idéia, segundo Cecílio, é tornar cada um deles ‘delegado’, representante do Conselho na sua área. “Nossa idéia é estreitar os laços com veterinários e zootecnistas, interiorizar as ações e levar orientações e promover a formação continuada”, comentou.