Educação, Notícias, Paraíba

Curso de Biomedicina da UFPB é avaliado com conceito máximo pelo Ministério da Educação

 O Curso de Biomedicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu conceito 05, nota máxima, na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio de avaliadores designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A partir desse resultado, o curso da UFPB passa a estar reconhecido pelo MEC e autorizado a emitir diplomas, além de destacar-se como o melhor curso de Biomedicina da Paraíba.

A avaliação para reconhecimento do curso, realizada entre os dias 27 e 29 de abril, foi a primeira feita de forma remota na Instituição.  Vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), o curso de Biomedicina foi avaliado na organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Para o Coordenador do Curso, Prof. Bruno Galvão, o resultado da avaliação para reconhecimento configura que o curso, do ponto de vista acadêmico e de gestão, está articulado com as normativas que o MEC estabelece para uma graduação em Biomedicina funcionar.

“A organização para que ele pudesse atingir esse conceito de excelência foi de muita integração entre todo o corpo social do curso, que são os professores, os próprios alunos, o corpo técnico-administrativo e, assim, a gente conseguiu mostrar para toda a sociedade paraibana que, para se ter um curso de excelência, mesmo em uma instituição pública, a gente precisa se organizar e planejar, esse é o diferencial”, destacou o coordenador.

O bacharelado em Biomedicina da UFPB é o quinto curso mais procurado dentre os 125 cursos de graduação ofertados pela Universidade, conforme os dados de nota de corte observados no site oficial do SiSU/MEC. Esse dado mostra a importância da criação do curso de Biomedicina pela UFPB para o estado da Paraíba e região.

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitora de Graduação da UFPB, Profa Silvana Maciel, expressa ser uma grande alegria receber do MEC o conceito 05 para o curso de Biomedicina. Para ela, o resultado constitui a demonstração do trabalho em parceria e dedicação de todos os membros do curso de Biomedicina, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Coordenação de Curso e dos alunos.

“Deixo meu agradecimento a todos pelo empenho, cuidado e dedicação com o ensino público, gratuito e de qualidade. Essa avaliação veio coroar o empenho da UFPB como um todo e da gestão do Prof Valdiney Gouveia, que tem priorizado as questões acadêmicas e de infraestrutura e tudo isso respalda essa nota do curso de Biomedicina. Receber uma nota 05 é sempre algo muito importante para uma instituição, sobretudo porque mostra a grandeza do trabalho”, completou a gestora.

O planejamento para a avaliação do curso de biomedicina envolveu o trabalho da Coordenação do curso, Núcleo Docente Estruturante, departamentos envolvidos, Pró-reitoria de Graduação, Superintendência de Comunicação Social, Reitoria, dentre outros setores da Instituição.

De acordo com Prof. Bruno Galvão, essa articulação institucional também é importante ao longo do curso, pois oportuniza aos estudantes campos de estágio, uma formação com visão generalista do curso, além de articulação com centros de referência, como o Hospital Universitário Lauro Wanderley, com os laboratórios públicos, a rede de atenção básica de saúde, dentre outros.

“Então, é um planejamento que a gente colocou em prática, planejou e executou para que, com a chegada da comissão avaliadora, eles pudessem coletar evidências. E foi isso que eles observaram no relatório, em que, em todas as dimensões, em todos os indicadores obtivemos conceito 05”, afirmou Galvão.

Os dados informacionais da plataforma E-mec, do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior e o relatório de avaliação emitido pelo MEC evidenciam que o curso de Biomedicina da UFPB passa a ser o curso mais bem avaliado, dentre as instituições que ofertam a formação, no estado da Paraíba. A expectativa do Coordenador Bruno Galvão é que, após a realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, do qual participarão os alunos em fase de conclusão, o curso de Biomedicina da UFPB possa se destacar como um dos melhores do Brasil.

“A sensação de dever cumprido, de que a gente, enquanto servidor público, trabalha para servir a sociedade da melhor forma. E isso nos traz um desafio ainda maior, que é manter a qualidade”, completa o professor Bruno Galvão.

De acordo com o Procurador Educacional Institucional da UFPB, Prof. Jailson Ribeiro, além de avaliar a organização didática, o corpo docente e a infraestrutura, o MEC levou em consideração áreas complementares do ensino que são temáticas importantes não só para uma avaliação, mas para contribuir com a inclusão na sociedade, como acessibilidade, por exemplo.

Na opinião do Procurador, o resultado da avaliação destaca a seriedade institucional no planejamento e na gestão conforme Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico Institucional. “No caso específico de Biomedicina, percebemos uma graduação que está alinhada com essa estratégia institucional de longo prazo, ou seja, de entregar à sociedade egressos com alto nível de qualidade, seriedade e competência e, por outro lado, atestar que nosso diploma vai ser um diploma extremamente valorizado”, explica o professor.

Ainda na opinião de Jailson Ribeiro, a avaliação do curso de Biomedicina com nota máxima pelo MEC abre a oportunidade de maior crescimento do curso, com possibilidades de novos convênios, estágios, pesquisas conjuntas, parcerias com outros atores da área da saúde. De  2006 a 2022, das 86 avaliações de cursos realizadas, 13 obtiveram nota 5 e o curso de Biomedicina obteve nota 5 em todos os itens da avaliação, que contabilizam mais de 50 tópicos observados pelo MEC.