Notícias

Eleito pelo voto democrático, deputado Cabo Gilberto defende novo golpe militar

O deputado estadual Cabo Gilberto (PL) voltou a defender a ruptura democrática nos moldes de 1964, nesta segunda-feira (9), em suas redes sociais: “A história de repete, precisamos dar um contragolpe, assim como ocorreu em 1964, não temos outra escolha”, afirmou.

Para o parlamentar, eleito pelo voto democrático, um novo golpe se justificaria pelas posturas do Supremo Tribunal Federal (STF), que, segundo ele, rompeu com a ordem democrática: “o superpoder da república está provocando o caos de forma proposital no Brasil”, escreveu.

O parlamentar se refere à condenação do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) a 8 anos e 9 meses por parte do Supremo há mais de uma semana. Apesar de ter os crimes perdoados pelo presidente Jair Bolsonaro, Silveira deve ficar inelegível.

A desefa de Cabo Gilberto de um golpe militar contaria a Constituição Federal. Não há previsão legal para a tomada do poder por parte dos militares, não existe intervenção constitucional das Forças Armadas e tampouco elas representam um Poder. Constitucionalmente só existem três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Ainda assim, manifestações na direção contrária à normalidade democrática têm sido registradas por militantes e simpatizantes bolsonaristas, que também atacam o Congresso Nacional e a confiabilidade do Sistema Eleitoral do país.