João Pessoa, Notícias

A cada 24 horas uma criança ou adolescente é vítima de violência em João Pessoa. Disque 156 pode salvar vidas

Por dia, pelo menos uma criança ou adolescente é vítima de violência em João Pessoa. Os dados são do Disque 156, da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), referentes ao ano de 2021. O serviço recebe informações de violações de direitos e registrou, nesse período, 458 casos de violência envolvendo menores de idade.

Segundo Lizandro Lopes, chefe da Divisão de Denúncias da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), a Prefeitura de João Pessoa criou o canal gratuito e direto – 156 – para garantir o socorro imediato às crianças e adolescentes vítimas da violência, permitindo o sigilo dos denunciantes e assistência especializada aos menores em situação de violência.

“Após a denúncia, existe a visitação in loco, espécie de triagem, realizada pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), que investiga se já foi averiguada antes, se é trote ou denúncia falsa ou até mesmo as medidas caso comprovado a violação. Já nos casos urgentes, contatamos os órgãos de segurança pública e proteção – Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana, Ministério Público e Conselho Tutelar”, detalha Lizandro Lopes.

Para acionar o serviço, basta ligar para o número 156. O ideal é ter informações como endereço do local da ocorrência, características de pessoas ou de veículos envolvidos. O canal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As ligações são gratuitas. O sigilo das informações e a identidade do autor da denúncia são preservados. Caso queira, o denunciante pode acompanhar a tramitação do caso através do número de protocolo.

O Disque 156 também é extensivo à violação de direitos contra a mulher, jovens, idoso e outros, que sofram discriminação ou preconceito de gênero, etnia, cor, e demais situações. De acordo com os registros feitos pela Divisão de Denúncias, as violações são, principalmente, de violência contra crianças, idosos e pessoas com deficiência.